Campo Mourão Cultura Educação Todos

Academia Mourãoense de Letras empossa novos membros

Marlene Koths, uma das novas imortais. 

A Academia Mourãoense de Letras (AML) vai empossar o professor André Pintaro Marçal e a escritora Marlene Koths nas cadeiras 12 e 18. A sessão solene será realizada neste sábado, dia 3, no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 19h30m. André Pintaro Marçal assume a vaga que pertencia à escritora Aparecida Maura dos Santos, que faleceu em 2015. Marlene Koths vai ocupar a cadeira 18, ocupada pelo jornalista Aroldo Tissot, falecido em março do ano passado.

A cadeira 12 tem como patrono o ex-prefeito de Campo Mourão, Roberto Brzezinski, que governou a cidade de 1955 a 1959. Foi durante a sua administração que foi encampada pelo poder público a Biblioteca Pública Municipal. Antônio Kienen, patrono da cadeira 18, foi radialista na Rádio Colmeia nas décadas de 1980 e 1990. Kienen também foi o primeiro presidente da Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam), de 1987 a 1988.

Para cada uma das quarenta cadeiras, foram escolhidos patronos, homenageando personalidades que marcaram as letras e a cultura mourãoense, antes e após a fundação da Academia.

Em 2013, o estatuto da Academia foi alterado. Com isso, permite a participação de escritores que residam nos municípios limítrofes de Campo Mourão (Peabiru, Araruna, Farol, Luiziana, Mamborê, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul). Com a posse de Marçal, Araruna vai contar com seu primeiro representante na AML.

Novos Acadêmicos

André Pinto Marçal reside em Araruna e possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNICESUMAR – Centro Superior Universitário de Maringá, MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade União de Campo Mourão (2015), mestrado em Teoria e Prática do Projeto de Arquitetura e Urbanismo pela ETSAB – Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, Espanha. Atualmente faz parte do corpo docente da UNICAMPO – Faculdade União de Campo Mourão, onde é coordenador do curso de arquitetura e urbanismo. Marçal é autor de trabalhos científicos na língua portuguesa e inglesa.

Marlene Koths mora em Campo Mourão desde 1993. É bacharel em Ciências Contábeis (FECILCAM), com Especialização Lato Sensu em Consultoria Econômico-financeira de Empresas, (FECILCAM. É bacharel em Direito (Integrado), com aprovação na OAB. É pós-graduada em Gestão de Práticas de Recursos Humanos (PUC- Londrina) e tem MBA em Gestão de Práticas de Recursos Humanos, também pela PUC-Londrina.

Atua como gerente geral da UNIMED Campo Mourão desde 2001 e tem sólida experiência na área administrativa em saúde suplementar com atuação em empresas de grande porte e destaque no mercado. A nova imortal eleita é autora do livro “um céu para você” e autora de diversos artigos publicados na imprensa local e profere palestras em escolas, clubes, eventos que tratam do ato de ler e produzir textos.


Deixe um comentário