Campo Mourão Todos

Academia Mourãoense de Letras vai empossar diretoria eleita

A Academia Mourãoense de Letras (AML) vai empossar neste sábado, dia 9, a nova diretoria da entidade, em  sessão solene, às 19h30, no auditório Câmara Municipal de Campo Mourão. Na oportunidade, haverá ainda a entrega da Comenda Vida e Liberdade para a professora Elly Brenner.

A nova diretoria será presidida pelo professor Fábio Sexugi. Ela substituirá a escritora Ester de Abreu Piacentini, que dirigiu a AML no biênio 2016/18. Os demais eleitos são: Vice-presidente: Dirce Bortoti Salvadori; Secretário-Geral: Jair Elias dos Santos Júnior; Primeira-Secretária: Nelci Veiga Mello; Tesoureira: Cristina Schreiner Mota; Primeira Tesoureira: Giselta Veiga; Diretores de Biblioteca: Gilson Mendes de Góis e João Maria de Lara; Oradores: José Eugênio Maciel e Edcleia Basso.

A maior honraria concedida pela Academia Mourãoense de Letras – a Comenda Vida e Liberdade – será entregue a professora Elly Brenner, por sua dedicação na formação de mourãoenses, por meio da alfabetização. A Comenda Vida e Liberdade demonstra ainda o reconhecimento às personalidades que contribuíram e continuam contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento da educação e da cultura.

História –  A Academia Mourãoense de Letras foi fundada em 8 de junho de 2001 e instalada em 21 de maio de 2002, em evento realizado no Teatro Municipal de Campo Mourão, que foi presidido por advogado e escritor Túlio Vargas, da Academia Paranaense de Letras. Na ocasião, empossou os primeiros dez membros fundadores e seus respectivos patronos de cadeiras, bem como oficializou o Prof. Rubens Luiz Sartori como primeiro presidente, coroando o trabalho desenvolvido durante um ano, pela comissão de implantação presidida pela Prof. Sinclair Pozza Casemiro.

A Academia Mourãoense de Letras tem por finalidade, o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, nos seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, podendo participar de iniciativas úteis ao desenvolvimento cultural de Campo Mourão, do Paraná e do Brasil.


Deixe um comentário