conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna da Paula Fernandes

Coluna da Paula Fernandes: A culpa é sua

Essa semana, a imprensa mourãoense divulgou a notícia de uma garota da cidade que conheceu um rapaz, foi dar uma volta de carro com ele e foi agredida a marretadas. A notícia já é suficientemente chocante, mas os comentários, tanto na chamada da matéria, no Facebook, quanto na própria matéria, são estarrecedores.

CLIQUE NA IMAGEM para ler os comentários.

CLIQUE NA IMAGEM para ler os comentários.

“Bem feito”, “servir de lição”, “se valorizar”… Em nenhum desses comentários o homem que deu as marretadas é o culpado. Por que o homem pode se dar ao direito de passear com alguém de carro em um primeiro encontro e a mulher, não? Quantos de nós saímos com alguém de carro na primeira vez que o/a vemos? O que mais assusta é saber que TODOS os comentários que acusavam a moça pelo ocorrido são de mulheres.

Precisamos mudar o entendimento da nossa sociedade de que nós, mulheres, irmãs, amigas, não temos o direito de ir e vir quando e com quem quisermos. Da maneira que quisermos. Do mesmo jeito que os homens têm esse direito – e o usam diariamente –, também deveríamos poder ter. Então, qual o problema?

No site em que a matéria foi divulgada, um dos comentários dava, inclusive, razão ao homem que realizou o crime:

A culpa é sua 2

Mesmo que a garota soubesse ‘o que o cara estava querendo’, ela tinha o direito de mudar de ideia. Em qualquer momento. Mas estamos numa sociedade tão acostumada com o machismo que achamos que a errada é ela. Que saiu com o cara, que desistiu na hora, que não se deu o valor. Que valor? Quer dizer que alguém que usa burca vale mais que alguém que usa minissaia? Pois é, não é bem assim, como podemos ver nesse vídeo produzido por comediantes indianos que motra a onda de estrupros no país. E, claro, a culpabilização das vítimas, as mulheres: https://www.youtube.com/watch?v=sv3-0xEP0CE.

Como podemos perceber, a culpa é muito mais uma questão cultural, de poder usar alguém como ‘exemplo’ e lhe cercear a liberdade, do que a culpa realmente. Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca aceitou carona de alguém que acabou de conhecer.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença