conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna da Paula Fernandes

Coluna da Paula Fernandes: É estupro ou não é?

Coluna Paula FernandesMuita gente acredita que estupro é apenas quando alguém força outra pessoa a fazer sexo com a penetração em si. Contudo, o estupro vai além. O Código Penal Brasileiro trata de estupro nos artigos 213 e 217-A e define, como estupro: “ constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. A conjunção carnal, do qual a legislação fala, é a penetração do pênis na vagina, em si. Os atos libidinosos, entretanto, estão incluídos em dois grupos, os que têm caráter nitidamente sexual, como sexo anal, oral e masturbação, e os que adquirem um caráter libidinoso devido à circunstância em que é praticado, como um ginecologista que examina uma mulher sem luvas.

Assim, caso a situação cause constrangimento, como carícias forçadas e até mesmo cantadas, pode sim ser considerado estupro. Em suma, é preciso entender que sempre que não é consentido, é estupro. Mesmo entre um casal que já está junto há muito tempo. Há uma campanha nos Estados Unidos que explica o assunto (você pode ver aqui: https://www.youtube.com/watch?v=L2oCmUZ6jrA).

Um dos casos mais comuns é o da tirinha acima, de Alli Kirkham. Qualquer pessoa tem o direito de mudar de ideia em qualquer situação e ser respeitado por isso. Outras tirinhas mostram situações que explicam de maneira bem fácil de entender sobre o consentimento e a importância dele (ver nesse link: http://qga.com.br/comportamento/sexo/2015/09/estupro-e-consentimento-explicados-em-simples-tirinhas).

No mais, é sempre importante lembrar que, para ser sexo, tem que ter consentimento dos dois – e ser bom para ambos.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Coluna da Paula Fernandes: Violada – pelos homens, pelas autoridades e pela imprensa | Blog do Raoni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença