conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna da Paula Fernandes

Coluna da Paula Fernandes: Encrespando Campo Mourão

 

Imagem: Rubros Versos/Tiago Silva

Imagem: Rubros Versos/Tiago Silva

Desde que me entendi feminista, busco maneiras de ajudar mulheres a terem uma vida melhor. Aprofundando um pouco meus estudos, comecei a perceber que há mulheres e mulheres. Se o feminismo é necessário na nossa sociedade, a vertente negra dele grita diariamente. Isso porque a nossa sociedade ainda vê negros e mulheres como inferiores. Quando se é os dois, então, o negócio é ainda pior.

E é tão enraizado que nossas reações preconceituosas são sutis. Por exemplo, ao ensinar meninas que, na hora de se maquiarem, elas precisam ‘afinar’ o nariz, para ficar bonito. Ou quando nossas revistas, novelas e quase toda a mídia nos diz que o ideal de beleza é branco, de olhos claros e cabelos lisos – ou ondulados, mas sempre no lugar. E em como o cabelo e os penteados são vistos como ‘bons’ quando segue um padrão que não é o da maioria da nossa população.

Pensando nisso tudo, passei a me perguntar qual o papel que o cabelo representa na sociedade e como ele é visto. Com essa análise, alguns questionamentos passam a surgir, como: ser negro e assumir os cabelos crespos e cacheados é modismo? As pessoas que abandonam a química e deixam os cabelos naturais conseguem construir uma consciência do que é ser negro no Brasil e aceitarem suas origens? Alisar o cabelo é um embranquecimento ou perda da identidade? E resolvi inscrever um projeto na lei de incentivo à cultura de Campo Mourão – modalidade Fepac, e foi aprovado. É o Encrespa CM – a fotografia como objeto de desconstrução do racismo e construção da identidade de meninas pretas e pardas.

O projeto vai acontecer durante seis meses, no Colégio Estadual Vinicius de Moraes, no Cohapar, e vai iniciar juntamente com o ano letivo de 2016, dia 29 de fevereiro. A ideia é empoderar as meninas de lá para que possam se amarem e se aceitarem melhor. Para acompanhar o projeto, é só seguir a página https://www.facebook.com/encrespacm/. Ideias e colaborações são sempre bem-vindas!

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença