conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna do Austin Andrade

Coluna do Austin Andrade: A burrice da direita brasileira

Tucanos-JB-e-Rede-Globo[5]

Quando analisamos algum acontecimento histórico, temos que faze-lo com cuidado. Não podemos cair na tentação do maniqueísmo, isto é, colocar os bons de um lado, e os malvados do outro. A complexidade da vida, dos acontecimentos, faz com que uma visão unilateral deturpe qualquer perspectiva de diagnóstico, por mais dolorida e insana que seja.

O que vemos hoje na grande mídia do Brasil é mais ou menos isso. De acordo com os grandes grupos de comunicação, que por sinal, tem interesses financeiros acima de qualquer compromisso com a verdade. O Brasil estaria dividido entre uma direita, que nega ser direita, que em sua maioria gosta de gritar que odeia política, mas que insiste com a ideia que um título na bolsa de valores vale mais que a vida de um cidadão qualquer. A não ser que esse cidadão represente lucro. Essa direita seria o ícone da moral e dos bons costumes, seria a representação do Brasil que dá certo, onde quem trabalha chega aonde quer, seria o Brasil que odeia corrupção, mas não vê crime em sonegação de impostos.

Do outro lado seria a esquerda retrógrada, a parte do Brasil que insiste na infeliz ideia de achar que o sol nasceu para todos. Uma esquerda que acredita que a política deveria ser para toda uma nação, e não apenas para quem nasceu em berço esplêndido.

Caio Prado Júnior em, “A Formação do Brasil Contemporâneo”, já diz sobre a falta de interesse que a elite tem numa ascensão em massa das classes menos abastadas. José Murilo de Carvalho faz análise semelhante em “Bestializados ou Bilontras”. Ou seja, o Brasil foi formado principalmente atendendo os interesses de uma elite que sempre vetou uma maior participação popular, uma elite que via os negros e os pobres não como parte da nação, mas como mão de obra barata, ou como algo que atrapalha a civilização.

Hoje as coisas não mudaram. É fácil percebermos uma justiça caolha, um poder judiciário que atende sim os interesses de uma oligarquia que não quer largar o osso. Mas como temos uma elite financeira que nunca foi intelectualizada, deram um tiro no pé, agiram da pior maneira possível.

Para quem queria afastar a possibilidade do ex-presidente Lula voltar ao poder, acabaram oxigenando uma possível candidatura. Uma candidatura de um homem que sabe se expressar, e que foi vitima de uma organização de caráter duvidoso. A direita brasileira pode ter ressuscitado um mito, um fazedor de votos. E o mais importante. Um homem cujo governo foi marcado pela ascensão de uma massa de miseráveis, que felizmente estão construindo sua própria história.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Mãe de aluno

    7 de março de 2016 às 21:05

    Depois dos últimos acontecimentos, agradeço por suas palavras Austin Andrade. Ando com medo de acordar em meu próprio país. Medo de viver novamente o terror da ditadura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença