conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna do Austin Andrade

Coluna do Austin Andrade: E se as torcidas organizadas se politizarem?

n-CORINTHIANS-large570

José Murilo de Carvalho lembra em seu livro “Bestializados ou Bilontras…” que as mentalidades formadas durante o império era excludente. Isso é, não existia o conceito de cidadão, mas sim o de súditos. Com o distanciamento do governo, o povo mantinha suas próprias relações sociais, se empenhavam em fazer sua própria política, e não aceitava intervenção do governo, vide a revolta da vacina.

Essa dicotomia súditos/cidadãos foi mantida mesmo após o advento da república. Como esperar participação política de quem sempre foi alijado da sociedade? Como esperar participação de uma massa que era considerada incivilizada? Selvagem? Uma massa que não correspondia às exigências europeias de civilizado? Afinal…. Não éramos brancos e tampouco europeus.

Esse afastamento pode ser visto ainda hoje, o povo da periferia vai para as ruas quando algo o atrapalha, como a polícia quando sobe no morro e mata crianças ou donas de casa, quando seu espaço é invadido, quando seus direitos são caçados.

Com a inegável ascensão social que tivemos nos últimos 16 anos, essa massa que sempre foi afastada das participações políticas, essa massa que nunca foi protagonista de sua própria história, e que ainda é discriminada por uma classe média que adora bajular os ricos, agora ela está se fazendo ouvir. E um dos canais que está reverberando essa voz, é justamente a torcida organizada Gaviões da Fiel.

Dr Sócrates disse numa entrevista em 2010, que se os Gaviões soubessem a força política que tem, os governantes teriam medo. Pois o momento do medo chegou. Já passou da hora de outras organizadas tomarem o mesmo caminho. Reivindicar, protestar, se fazer ouvir, se fazer entender.

Se existe uma classe média conservadora que tem saudade da ditadura militar, que adora ofender e intimidar haitianos. Tem também uma multidão que sabe bem o que quer, uma multidão que cansou de ser discriminada, que não quer mais servir de tapete para as madames, uma multidão que finalmente assumiu o protagonismo da sua própria história.

E a Torcida Organizada Gaviões da Fiel, está assumindo um papel preponderante nessa quem sabe, mudança de postura.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença