conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna do Austin Andrade

Coluna do Austin Andrade: Uma torcida que faz a diferença

ProtestoGavioes

Quem acompanha futebol deve ter percebido que uma torcida tem se destacado das demais. Se destacado não só pela festa dentro de campo, mas também pela politização nas suas manifestações. Essa torcida, que também pode ser chamada de “nação”, é conhecida pela sua presença nos campos de futebol, não importando a situação do time, não importando se a fase está boa ou ruim, em média 30 mil pessoas estão nos jogos, que acabam se transformando num grande evento. Quer gostem ou não, essa torcida, que tem se diferenciado das demais, é a torcida do Corinthians.

A própria história do Corinthians pode ser considerada singular, clube da periferia que nasceu no meio dos pobres numa época que futebol era um esporte elitizado. A torcida do Corinthians tem dado show quando o assunto é defender seus direitos. Não apenas direitos daqueles que estão nas arquibancadas, mas também direitos da sociedade. Foi notório o envolvimento de algumas facções ao lado dos estudantes no caso das invasões das escolas, foi notória lá atrás no processo de redemocratização do país, e está sendo notória agora, cobrando e exigindo CPI no caso do desvio de merenda no estado de São Paulo.

Essa é a torcida do Corinthians, acostumada a ser um diferencial, o que certamente provoca ódio e arrepio nos adversários. Dentre as várias facções que fazem parte do dia a dia do clube. Uma merece destaque em especial. A Camisa 12. Torcida que tem décadas de estrada e que se destaca como uma enorme massa branca nos estádios. A Camisa 12 também possui diversas sub sedes espalhadas pelo país, e uma dessas sedes está em Campo Mourão, interior do Paraná.

Marcada por eventos em que prima o desenvolvimento do social, a sub sede da Camisa 12 fez o que nenhuma organização do interior havia feito, estar presente na maioria dos jogos do Corinthians. São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Assunção, Bogotá, Recife… Não importa a distância, fatalmente haverá um mourãoense representando os corinthianos pés vermelhos.

A Camisa 12 Campo Mourão tem sido um importante ponto de encontro de corinthianos de toda região, onde ver jogos acaba sendo apenas mais um detalhe dente tantos outros detalhes. Campanhas como doação de sangue, arrecadação de agasalhos e mantimentos fazem parte da história da agremiação.

Que outras torcidas, que outras organizações mostrem esse entusiasmo não apenas com o futebol, mas com a vida, com o respeito para com o outro, com a humildade e solidariedade. Que outras torcidas sigam o exemplo da massa corinthiana, que antes de tudo preza pela democracia. Cobrando quando necessário, exigindo atitude. Sempre com o símbolo do Corinthians do lado esquerdo do peito.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença