Coluna do Dennis de Assis Esportes Todos

Coluna do Dennis de Assis: Porque praticar artes marciais?

Depois das festividades do Natal, Ano novo, férias e carnaval começa a louca procura por uma academia, correria para uma atividade física e manter o corpo em forma, para aqueles que não gostam de levantar peso ou se manter naquela disciplina metódica de uma academia, uma ótima escolha é a pratica de artes marciais.

Boxe, muay thai, kung fu, jiu jitsu, judô, capoeira, Karatê. Independente da modalidade de artes marciais, elas podem proporcionar muitos benefícios a sua saúde, como te ajudar a ficar em forma, aliviar o estresse e ainda contribuir para sua coordenação motora.

Sempre faço a dualidade da nossa vida cotidiana e a vida de um praticante de artes marciais não só pela atividade física, mas também por outros elementos que vivenciamos em nosso dia a dia.

Qualquer coisa que busquemos na vida, precisa de disciplina para ser alcançada. Praticar arte marcial ajuda a deixar você mais disciplinado em todos os setores da sua vida. O próprio treino que leva ao domínio das técnicas é um grande exemplo da necessidade de disciplina, pois você deverá repetir os movimentos incontáveis vezes no mesmo dia, em vários dias para dominar a luta.

Todo treino de arte marcial (qualquer que seja ela) exige muito do corpo do praticante. Um treino padrão contempla alongamentos, exercícios aeróbicos e de força, técnicas específicas e, algumas vezes ao final do treino, coloca-se em prática a luta controlada e/ou com equipamentos.

Uma das vantagens do treino de arte marcial é que você verá a superação do que achava que era seu limite. Com um treino bem feito e uma alimentação correta, em médio/longo prazo, você terá resultados muito bons. Às vezes até melhores do que o esperado. Você vai acabar se superando no dia-a-dia também, com tarefas rotineiras (e até aparentemente “bobas”) como lavar a louça (que você provavelmente vai fazer em menos tempo) por exemplo. A qualidade do seu trabalho, seja qual for o seu emprego, tem uma grande chance de melhorar também, já que você estará mais focado.

Com os resultados anteriores, você saberá que pode quebrar o que imagina que são seus limites, sejam eles físicos ou psicológicos. Entenderá que é possível focar suas atenções em uma atividade específica para realizar ela da melhor forma possível, e se envolver completamente. Entre tantas outras coisas que você poderá conhecer de si mesmo.

Como sou praticante de Judô e de Jiu Jitsu sempre me perguntam “- Qual a arte marcial mais eficiente?” e sempre respondo “ É aquela que você gosta, pratica e se dedica, independente de qual arte marcial seja.”

Vai aqui apenas 10 nos inúmeros motivos de praticar uma arte marcial.

01 aumenta a flexibilidade do corpo.

02 Desenvolve a coordenação motora.

03 Fortalece grupos musculares ao mesmo tempo. Diferente da musculação que trabalha isoladamente os músculos.

04 Promove um grande alívio de stress e uma excelente forma de descontar a raiva, frustração e demais sentimentos ruins.

05 Melhora a agilidade e aguça os sentidos, já que a pessoa aprende a estar sempre alerta e a ter reflexos mais rápidos.

06 Ensina a ter mais autocontrole e desenvolve a autoestima. Já que a pessoa adquire um poder (o de saber se defender e como usar a força) sobre os outros e se torna mais responsável por isso.

07 É uma excelente forma de perder peso, além de desenvolver a musculatura. A maioria das modalidades trabalha o abdômen e a lombar. Além de músculos superiores e inferiores em maior ou menor intensidade.

08 Desenvolve a disciplina. Cada modalidade tem seu conjunto de regras de conduta que são ensinados e reforçados pelo professor ou mestre. A disciplina também é reforçada no sentido do aluno ser estimulado a não perder o treino, já que ele fica em desvantagem em comparação aos outros que são mais assíduos.

09 Ressalta a importância do aluno se alimentar e dormir melhor. Já que ele percebe na aula que seu desempenho melhorou ou piorou devido ao que consumiu. O aluno se torna mais consciente e tende a conter os excessos pensando em não prejudicar o seu desempenho, principalmente porque ele terá um oponente que pode estar em melhores condições que ele.

10 Pode contribuir para a melhoria de problemas de saúde como pressão alta, controle do colesterol , gastrite e etc. Porém, deve-se fazer uma consulta ao médico antes de iniciar a prática. E é fundamental explicar ao professor quais são os problemas preexistentes, já que o treino deverá ser diferente quanto a intensidade e tipos de movimentos.

E para terminarmos a coluna dessa semana sempre digo que as artes marciais é o esporte mais democrático que existe, pois pode ser praticado por pessoas de todas as idades, pesos, altura, classe social e econômica, estatura ou qualquer deficiência que o praticante possa ter, tanto homens como mulheres.

Faça uma aula experimental e pratique uma arte marcial você também, e se já pratica parabéns e foque nos treinos. Uma ótima semana a todos, ossss.


Deixe um comentário