conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna do Wesley Ribeiro

Coluna do Wesley Ribeiro: Novamente sobre o autoritarismo

Mentalidad-Autoritaria-e1372081606828

Por Wesley Ribeiro

Caríssimos leitores, o que é uma democracia? Escolher o refrigerante que vai tomar com a família? Escolher o filme hollywoodiano que vai assistir? Escolher a emissora de TV ou o programa televisivo que vai assistir? Escolher a balada que vai frequentar? A bebida que vai tomar? A loja onde vai comprar? Descupem-me, mas isto não caracteriza uma democracia! Debaixo de uma ditadura é possível fazer tudo isto com “liberdade”!

Não sei se devemos dizer que nossa democracia é frágil ou se é melhor dizer que, de fato, ela não existe! Se, além daquelas liberdades mencionadas acima, a única coisa que contribui para o convencimento de que vivemos em uma sociedade democrática é o fato de podermos votar, eu não poderei aceitar a ideia de que vivemos sob um regime democrático… O nome que se dá às coisas pode não corresponder à natureza delas!

Quero dar aqui dois exemplos do autoritarismo possível dentro da atual estrutura da política de nosso país: o caso do governador do Estado do Paraná, Alberto Richa, e o da prefeita de nossa cidade, Regina Dubay. Sobre a prefeita, basta dizer que ela teve a ousadia de, publicamente, atacar a greve dos servidores municipais de Campo Mourão dizendo que, se eles não voltassem para seus postos de trabalho por bem, voltariam à força; ameaçou também os professores que encontram-se em estágio probatório dizendo que, se não voltassem para as escolas, os mandaria embora, pra rua! Quem ela pensa que é?! A patroa de todos eles?! Quanto autoritarismo! Não é aceitável que um político aja desta maneira! Todo o meu repúdio a esta declaração da prefeita!

Mas, pelo jeito, ela vem tentando imitar o mestre, o governador Alberto Richa: sim, este homem é “mestre” em autoritarismo! Depois de ter feito tudo o que já fez, do início do ano pra cá, depois da brava resistência dos servidores estaduais, ele não abandonou sua principal ambição: meter a mão na aposentadoria dos servidores públicos do Estado do Paraná para tapar o rombo que causou aos cofres do Estado! Sua última maldade foi, depois de ter fechado o cerco, para impedir que os servidores pudessem ter acesso à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, nesta madrugada mandou a polícia invadir o acampamento dos servidores e expulsá-los de lá. Se falta ainda alguma coisa para caracterizá-lo como um ditador, já não há então mais diferença alguma entre um ditador e um democrata! Dois mais dois não é mais igual a quatro!

E eu ainda tenho que ver a Maçonaria publicando uma carta pedindo o impedimento da presidente do país e dizendo que não precisamos de reforma política, mas de uma reforma de governo! Que maniqueísmo estúpido é este! O que nós precisamos é de uma grande reforma, se não política, do Estado brasileiro! O que, provavelmente, não acontecerá, é verdade, porque os nossos ditadores detêm, entre outros poderes, o de fazer ou não fazer esta grande reforma.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença