conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna do Wesley Ribeiro

Coluna do Wesley Ribeiro: Para aqueles que defendem o retorno à ditadura sem saber o que é uma ditadura, eis uma exemplar (no sentido de que nos serve como exemplo, apenas) demonstração do que é um regime autoritário

Coluna do Emílio

Para aqueles que defendem o retorno à ditadura, eis uma exemplar (no sentido de que nos serve como exemplo, apenas) demonstração do que é um regime autoritário: as últimas ações de Richa e todos aqueles que, manifestamente ou veladamente, concordam com a sua forma de agir, a sua forma de “fazer política”, incluindo-se entre eles, o próprio Partido da Social Democracia Brasileira (o PSDB) e todas as demais instituições que manifestaram-se a favor do governador paranaenese ou calaram-se diante dos fatos ocorridos na última semana, em Curitiba, aos arredores da Assembleia Legislativa do Paraná. O governador e seu partido ainda têm a ousadia de dizer que, o que fizeram, foi em defesa da democracia. (Veja-se, a respeito disto, o que havia sido publicado no site do PSDB do Paraná, na quarta-feira, dia do ataque violento contra os professores. No site nacional do PSDB não havia nada a respeito.) Isto nos mostra o que é, para eles, a democracia: “Somos representantes legítimos do povo, ou seja, uma vez eleitos, legislamos como quisermos, ainda que a vontade do povo não coincida com a nossa e, sempre que é preciso, usamos a violência física e moral contra aqueles que ousam tentar nos impedir de legislar em favor próprio”.

Os trabalhadores diretamente afetados pelo projeto aprovado à força, por meio da violência e, por isso, de modo algum democraticamente, rejeitam o projeto. Vejam bem: o dinheiro da previdência pertence aos trabalhadores contribuintes. O fundo previdenciário chamado Paraná Previdência foi criado exatamente para garantir a aposentadoria dos servidores públicos do Estado do Paraná e para, ao mesmo tempo, isentar o Estado paranaense de um custo maior sobre estas aposentadorias. Mas o governo e seus aliados ignoraram a rejeição do projeto por parte dos trabalhadores que seriam diretamente afetados pelo projeto. “Enfiaram”, por meio da violência física e moral, o projeto “goela a baixo” dos servidores públicos paranaeneses. A Assembleia Legislativa foi cercada pela polícia e a polícia agrediu fisicamente os servidores com bombas, balas e cacetadas. Mas é preciso compreender que esta não foi uma decisão da polícia (não que isto livre os policiais que cumpriram as ordens do governador de um julgamento moral e até criminal), mas eles cumpriram ordens do governador; e se, para impedir que os manifestantes ocupassem a Assembleia Legislativa, usaram bombas, balas e cacetadas, foi porque havia uma ordem do governador para que eles usassem as bombas, as balas, as cacetadas e os cães para impedir que os manifestantes ocupassem a Assembleia. Isto é muito grave. É necessário que o caso seja investigado e que os responsáveis sejam julgados e penalizados.

O que nossos tiranos estão nos dizendo por meio da forma como fazem política? “Nós sabemos o que é melhor para vocês, povo estúpido! Portanto, aceitem passivamente nossas decisões, nossos projetos, caso não queiram sofrer violência, caso não queiram ver seu sangue derramado! Pois a democracia só existe enquanto vocês concordam conosco ou, no mínimo, durante o tempo em que vocês permanecem inertes diante de nossas decisões! Saibam que, ao tentarem impedir o nosso livre exercício da vontade (que é a vontade de um soberano mais ou menos como era o soberano de Thomas Hobbes, o absoluto Leviatã), ainda que nossa vontade seja indiferente a de vocês, vocês serão violentados, sofrerão o castigo merecido!” Assim dizem nossos senhores – “senhores” porque, como disse o filósofo Maurice Merleau-Ponty em suas Conversas (Tradução de Eva Landa e Fábio Landa. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2004, págs. 51 e 52): “vejamos o que são realmente as relações de uns com os outros nas nossas sociedades: a maior parte do tempo, relações de senhor e escravo”.

É isto que querem para o país, caríssimos leitores?

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença