conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna do Wesley Ribeiro

Coluna do Wesley Ribeiro: Sobre a necessidade de avaliarmos o alimento “espiritual” que temos consumido diariamente

Pretendo levantar uma hipótese, para que a avaliem: a mídia não teria hoje, para nós, o mesmo papel que a arte ou a religião tiveram em outras épocas, para outros povos, o mesmo papel que a mitologia, narrada por meio da poesia, teve para os gregos antigos, por exemplo? Não seria ela a fonte de todo o alimento ou, no mínimo, da maior parte do alimento espiritual consumido por nós e todos os nossos contemporâneos? Teríamos, continuando a comparação, no lugar de Homero,  Hesíodo e outros poetas, diretores de cinema e televisão, escritores de novelas televisivas, escritores de grande sucesso comercial, colunistas de poderosos jornais e revistas, entre outros, desempenhando um papel semelhante ao papel desempenhado por aqueles poetas em sua época: fornecer o nosso alimento espiritual? Para aqueles leitores não habituados a este linguajar, é preciso dizer: quando aqui falo em alimento espiritual, não falo no sentido religioso, mas em um sentido bem mais abrangente: falo em cultura. Nosso corpo nutre-se de “pão e leite”; nosso espírito, de arte, filosofia, religião e ciência. O que quero dizer é que os que produzem a maior parte do alimento espiritual consumido em nossos dias talvez sejam estes diretores de cinema e televisão, escritores de telenovelas, autores de bestsellers, colunistas de grandes jornais e revistas, entre outros. Quero dizer, ainda, que são estes alimentos espirituais que nos formam culturalmente e que formar culturalmente não é pouca coisa.

Talvez, um dos problemas com muitos de nossos contemporâneos seja a não preocupação com a qualidade do alimento espiritual que eles consomem; muitos, na verdade, não têm à disposição os meios necessários para julgar a qualidade dos alimentos que lhes são fornecidos. Porque, para julgar-se bem um filme ou uma telenovela, por exemplo, precisar-se-ia de, pelo menos, um pouco de conhecimento técnico sobre teatro, dramaturgia ou cinema; precisa-se também, para julgar-se o aspecto moral, social, político ou epistemológico de uma obra qualquer, de um pouco de conhecimento filosófico ou científico. De um modo geral, para julgar-se bem qualquer criação cultural, necessita-se de, no mínimo, um pouco de conhecimento teórico, prático e histórico: é preciso conhecer teoricamente a obra que se julga, ou seja, conhecer teoricamente as técnicas envolvidas na concepção desta obra; é preciso conhecer na prática estas técnicas e também é preciso conhecer a história destas técnicas. Isto para examiná-las do ponto de vista formal. Porque devemos também examiná-las de um ponto de vista ético e político, no mínimo. Quero dizer que, para julgar-se bem uma obra musical, por exemplo, precisa-se conhecer um pouco de teoria musical, precisa-se ter alguma experiência prática com a música (tocar-se um instrumento, por exemplo, ainda que não se toque muito bem) e também conhecer a história da música: é necessário saber, no mínimo, que há uma diversidade muito grande na produção musical de todos os tempos e de todos os povos – hoje em dia, diga-se de passagem, as pessoas de fato ignoram a maior parte da produção artística realizada atualmente e em outras épocas, conhecem apenas o que é mais recente e o que obteve grande sucesso comercial.

Mas os nossos contemporâenos não param para julgar o alimento espiritual que consomem: assim como, muitas vezes, devido ao rítmo agitado da vida que levam, não param para apreciar, julgar o gosto do alimento físico que consomem. A importância disso tem sido enormemente subestimada.

Portanto, se a mídia desempenha, em nosso meio, o papel de fornecer o nosso alimento espiritual, é preciso atentarmo-nos para a qualidade do alimento que ela nos fornece, para que não adoeçamos. Quem muito ingere refrigerantes, fast food, entre outros alimentos, pode desenvolver doenças que levam até mesmo à morte; e com quem muito assiste a filmes hollywoodianos e telenovelas, muito ouve as músicas comercialmente mais bem-sucedidas e muito lê a revista Veja e outras publicações semelhantes, o que acontece?

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença