conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Costa Rica vence Itália e garante a primeira vaga no Grupo da Morte.

Costa Rica

            Quando a FIFA sorteou os 8 grupos da fase inicial da Copa do Mundo, ainda no ano de 2013, uma das chaves ficou conhecida como o “grupo da morte”. Isso porque nela estavam, pela primeira vez em 20 copas, três campeões mundiais: Uruguai, Itália e Inglaterra. Além deles, a quarta equipe a ser sorteada para esta chave foi a modesta Costa Rica.

            A partir deste momento em diante, todas as apostas eram realizadas para saber qual das três campeãs mundiais iria ficar de fora das oitavas. Ninguém apostava na Costa Rica, que era apontada como o saco de pancadas da competição e pelos prognósticos perderia as três partidas que disputaria no torneio.

            No entanto, a Copa do Mundo reservou uma das maiores surpresas de todos os tempos, nesta que, com 10 dias já vem sendo considerada a melhor Copa de todos os tempos. A preterida Costa Rica estreou e surpreendeu o mundo ao bater o Uruguai de virada por 3 a 1 e assumir a liderança provisória.

            A prova dos nove para a seleção da América Central veio ontem, 20, na partida contra a tetracampeã Itália. Apesar do belíssimo primeiro jogo, os prognósticos ainda eram negativos. Mas o futebol, esse sim é uma caixinha de surpresas.

            A partida começou e a Costa Rica mostrou que a primeira vitória não foi um acaso. O time da América Central começou melhor e conseguiu criar ótimas oportunidades de marcar. A Itália era lenta e criou apenas algumas chances com Ballotelli, uma delas o atacante italiano perdeu um gol feito.

            A partir dos 30 minutos da primeira etapa a Costa Rica conseguiu ainda melhorar a sua atuação e deu mais trabalho ainda. Em uma jogada bonita de Campbell, aquele mesmo que apontamos como destaque desta equipe, o árbitro não deu pênalti claro para os costa-riquenhos, o que levou o técnico desta seleção a loucura.

            Contudo, o merecido gol viria alguns minutos depois. Bola alçada na área e Ruiz deslocou de cabeça no contrapé de Buffon. A bola bateu no travessão e entrou, mas a tecnologia da linha do gol foi determinante para que fosse validado o tento da Costa Rica. Assim, aos 43 minutos da primeira etapa a Costa Rica começava a carimbar a sua vaga.

            No segundo tempo, o técnico italiano bem que tentou mexer na equipe, com algumas alterações como a entrada de Cassano. Tudo em vão. A Azurra não conseguiu superar a defesa costa-riquenha que também explorou o contra-ataque durante toda a segunda etapa. A torcida na Arena Pernambuco entendeu o valor histórico da partida que estava presenciando e apoiou a Costa Rica, inclusive gritando olé quando da troca de passes da equipe da América Central.

            O apito final do árbitro decretou aquilo que ninguém esperava: Costa Rica 1 x 0 Itália e a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa do Mundo. De quebra, o resultado sacramentou a eliminação da Inglaterra desta edição e colocou pimenta na última partida do grupo entre Uruguai e Itália. Uma destas duas seleções também dará adeus ao torneio.

         A comemoração dos jogadores dentro de campo foi bonita e com certeza será uma das imagens mais marcantes desta Copa do Mundo. Os jogadores e técnico pareciam não acreditar que haviam derrotado os favoritos Uruguai e Itália e garantindo sua vaga nas oitavas.

            Essa não é a primeira vez que a Costa Rica consegue a classificação para a segunda fase. Em 1990, a equipe avançou para as oitavas quando foi eliminada pela antiga Tchecoslováquia com a derrota de 4 a 1. No entanto, não há dúvida que nesta edição o país fez história ao deixar para trás três seleções campeãs do mundo em um grupo tão difícil. Na próxima fase o adversário da Costa Rica saiu do grupo C, que tem Colômbia, Grécia, Japão e Costa do Marfim. Dá para sonhar sim com a melhor participação de todos os tempos do país em Copas do Mundo.

Última rodada

            A última rodada terá, portanto, uma decisão antecipada. Itália e Uruguai se enfrentam na próxima terça-feira, as 13h, na Arena das Dunas em Natal. A Azurra joga pelo empate por ter melhor saldo de gols. Já a Costa Rica pela a Inglaterra para cumprir tabela no estádio do Mineirão no mesmo horário.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença