conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Crise declarada no Restaurante Universitário da UEM

Na foto o RU da UEM com as costumeiras filas. Hoje vazio.

Hoje o estudante que procurou o Restaurante Universitário da UEM para tomar café da manhã e almoçar se deparou com uma situação difícil. O RU está fechado.

Há alguns dias atrás demonstrei preocupação sobre os acontecimentos no RU aqui no BLOG. (clique aqui para ver). Naquele momento a situação ainda estava velada, mas a partir de sábado a crise está declarada e hoje não foi servida nenhuma refeição no restaurante.

No último sábado, alguns estudantes ocuparam o RU em apoio a reinvidicação dos funcionários que querem o cumprimento do acordo em relação a horas extras para que fosse servido o café da manhã no RU. Neste sábado a comida foi servida de graça para quem esteve no local. Isso foi o estopim para que a situação chegasse onde chegou, nessa segunda, quando os estudantes ficaram sem alimentação.

Liguei hoje cedo para o Restaurante Universitário para saber o que seria servido, e a resposta dada por telefone foi “Invadiram aqui no sábado e agora aguentem as consequências”. Acontece que os funcionários querem a cabeça da chefia do RU e o DCE também. Hoje estive na entidade dos estudantes da UEM e estes disseram que o problema não foi a invasão e que os funcionários estão de acordo.

Pelo que pude apurar durante a manhã houve reunião para debater o assunto na reitoria mas até agora o impasse continua. Parece que para o Reitor o RU não é prioridade. A Reitoria ficou de se posicionar até as 17h30 desta segunda.

O principal prejudicado com essa situação é: O estudante. Hoje sem comida, o Restaurante Popular ficou abarrotado, mas sozinho não comporta a quantidade de pessoas que se alimenta no RU. Em média são servidas 1.800 refeições no RU enquanto o Popular só serve mil refeições diárias. O que se viu pela zona 7 hoje foi filas em lugares que vendem comidas mais barata. Agora aquele que não tinha dinheiro ficou sem comer.

Tudo isso é muito lamentável. A reinvidicação dos funcionários provavelmente é válida, a posição da Reitoria provavelmente é errada, mas a decisão de ocupar o RU e servir comida de graça não me pareceu a mais acertada, pois acabou prejudicando os estudantes que precisam muito da comida do restaurante. Antes de uma ação é necessário avaliar muito os prós e contras dela.

Está claro, só não ver quem não quer, que o RU da UEM da maneira que é organizado hoje não comporta a capacidade de estudantes que o frequentam. É necessário melhorar a forma de distribuição, contratar mais funcionários e principalmente melhorar o cardápio que muitas vezes serve steak, hamburguer ou calabresa.

A UEM abriu uma sindicância para apurar se houve a colaboração de funcionários na ocupação, o que pode até levar a demissão dos mesmos.

Vamos aguarar os acontecimentos.

 

9 Comentários

9 Comments

  1. Lenilda

    28 de março de 2011 às 15:45

    Essas coisas me deixam indignada! Absurdo,falta de respito,de responsabilidade!

  2. Samuel Câmara

    28 de março de 2011 às 17:51

    Eu não entendi essa de “invadir” o RU… sério… o negócio ja ta em crise, e ainda foram comer de graça?? Cade a coerencia?

  3. Samuel Câmara

    28 de março de 2011 às 17:55

    Nota: muito bem feito o texto, ficou realmente bem jornalístico.

  4. Sousa

    29 de março de 2011 às 0:25

    Raoni… por favor né???

    Procura o Eder (presidente do Sinteemar) que é afiliado politico a vocês e conversa com ele !!

    A decisão de ocupar o RU sabado não veio do DCE !!! veio dos proprios funcionários que pediram ajuda, e se o senhor não sabe se eles ficassem lá durante a ocupação eles poderiam ser demitidos por justa causa !!! por serem coniventes, por tanto os estudantes ocuparam, sem violência, e com servimos a alimentação em sinal de protesto. Hoje o Café da manha foi servido na reitoria, não houve serviço no RU PORQUE O SINDICATO DECIDIU !!! junto com os funcionários ! e não porcausa da “invasão” de sábado.

    Raoni, eu sei q vc é um dos sujeitos do antigo bonde que mais tem índole e que eu respeito, então por favor, não publique essas coisas…. Pois, o próprio PC do B apoio a gte atraves do Sinteemar, e estamos tendo uma conversa com eles mto franca e cordial, então não precisa sempre usar o seu blog pra criticar a gte !!

  5. Sousa

    29 de março de 2011 às 0:28

    Enqto a alimentação era servida de graça sabado os funcionários ficaram do lado de fora ! distribuindo os panfletos que foram elaborados em conjunto pelo DCE e pelo SINTEEMAR !

  6. Jéssica

    29 de março de 2011 às 1:22

    Nossa, tem gente que ficou irritado com a postagem do blog do Raoni, por que será? Tem medo de ter certeza que a atitude foi realmente errada?
    Por essas e por outras que não gosto de partido políticas que funcionam através do centralismo democrático, por que democracia de verdade é aquela onde nos expressamos e o convencimento se dá pelo debate de idéias e não pela repressão.

    Temos que lembrar de algumas coisas:

    Com a entrada de Beto Richa no governo do Estado do Paraná, acontece um corte na verba das Universidades Estaduais e isso leva a conseqüentes cortes nos investimentos na UEM.

    O R.U assim como outros setores da UEM está em calamidade, devido a falta de funcionários, estrutura e etc,. e embora reconheça essa situação, acredito que os dirigentes do DCE sabem que não é pressionando a Reitoria que irão conseguir mudar muita coisa mas que, será através da pressão no Governo do Estado, esses estudantes tem que se juntar a administração e reivindicar mais investimentos na educação.
    Garanto que milhares de discussões sobre os investimentos na educação acontecem, e o DCE, onde está nessas discussões? No mundo das idéias? Cadê a proposta de movimentar a UEM?

    No entanto, vejo que a proposta se resume a bater panela no R.U se esquivando da realidade dos problemas desta instituição de ensino. E não adianta tentar se justificar relembrando a gestão passada, por que a direção do DCE neste momento é a Movimente-se (PCB – PSTU – PSOL e ANEL) que tem a responsabilidade em fazer as coisas andarem de maneira a prejudicar o mínimo possível os estudantes dessa universidade.

    O desejo tem que ir além de aparece na capa do jornal, de tentar vender a imagem de inconformismos em relação a sociedade vigente. Na Universidade não iremos fazer revolução, E quem se propôs a disputar eleições tem que responder pelas atitudes tomadas, não escolhemos vocês para causarem tumulto, escolhemos vocês por que acreditamos que queriam fazer as coisas certas.

    Raoni, parabéns! Continue nos informando, por que a verdadeira mídia é aquela que não coloca informações tendenciosas, esse negocio de centralismo que o sujeito acima fala é apenas uma maneira de mostrar como que a mídia, para uns, tem a função de impor uma idéia as pessoas.

  7. Stephano Farias Nunes

    29 de março de 2011 às 8:01

    É senhores, três meses do governo Beto Richa (PSDB) e começamos a ver a ponta do iceberg. Falta de estrutura, remuneração e atenção aos serviços prestados a comunidade acadêmica. Parabéns povo do PR pelo governador que tem.

  8. José

    29 de março de 2011 às 12:59

    Cada um tem o governo que merece!

  9. Lenilda

    29 de março de 2011 às 13:07

    A situação que se encontra o RU atualmente é o resultado de politicas de governo na educação em todos os níveis. Servir uma alimentação saudavel aos estudantes é uma obrigação (Dever) do estado,ser atendido com dignidade é um Direito dos estudantes que estao na Universidade buscando conhecimentos cientificos para melhor intervir e qualificar suas açoes em nossa sociedade. Os problemas no RU vão desde o nao pagamento de horas extras(penso que falta funcionários) até a alimentação muito precária (sob ponto de visto de nutrientes saudaveis) .Tudo se resume em verba para Educação ,politica firme que realmente transforme essa realidade caótica que vem de longe! O debate é importante ,creio que esse blog ta contribuindo para um debate honesto com todos os pensamentos e compreensoes sobre o fato. Entendo tambem que professores, funcionarios, alunos , devem unir no sentido de nao perder o foco da pressao firme sobre o governo para resolver o problema,sem soluçoes paleativas e momentaneas para a Reitoria e governo nao se queimarem na mídia. Ontem vi e li essa matéria em varias midias,portanto o objetivo de dar visibilidade ao problema foi alcançado, demitir funciónários,exonerar faz parte do papel de “patroes” autoritarios, quando tem suas má gestao exposta ao publico. Sou solidaria aos alunos,ontem ao tomar conhecimento que teve aluno que ficou com dificuldade para se alimentar,pois conta com aquele pequeno orçamento que cobre a limentação no RU,fiquei muito indgnada,triste e com muita decepção mesmo por constatar ainda e mais uma vêz que Educação de qualidade ,universidade publica , nao fazem parte das prioridades do governo ,na pratica, apenas na retórica. A Luta por uma sociedade que queremos (pelo menos que eu sonho) esta mais viva e deve estar mais forte e presente do que nunca. Firmes ,todos,na Luta ! abraços fraternos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença