Educação Todos

Delton Felipe ministrou palestra sobre Literatura Negra

O doutor em Educação e pós-doutor em história, Delton Aparecido Felipe ministrou na última sexta-feira (17), uma palestra na Estação da Luz com temática Literatura Negra: narrando outros possíveis e construindo novos imaginários.  A organização foi da Biblioteca Pública Municipal e participaram acadêmicos da Unespar e representantes da APP Sindicato que foram parceiros neste evento, além de professores e escritores da Associação Mourãoense de Escritores-AME.

Delton apresentou obras da literatura infantil que tratam da temática da discriminação racial e do preconceito, como por exemplo “Minha mãe é negra sim” de Patricia Maria de Souza Santana, “Pretinha, eu? de Julio Emilio Braz, entre outros. De forma bem humorada falou de situações de preconceito que acontecem no seu dia a dia pelo fato de ser negro. E encerrou com uma poesia de Mel Duarte “Não desista negra”.

De acordo com Delton “a literatura pode ser um recurso para construirmos novas formas de vermos a população negra no Brasil e com isso combatermos o imaginário racista que ainda persiste em nosso país”.

O convidado

Delton Aparecido Felipe: Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-Paraná com estágio de doutoramento junto ao Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro- Portugal. Mestre em Educação e Graduado em História e Pedagogia. Pós-Doutor em História, na linha de Fronteiras, Populações e Bens culturais.

Com atuação docente em História e Cultura Afro-brasileira; História do Brasil; Metodologia do Ensino de História e História da África.


Deixe um comentário