conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Diários do Niva

Diários do Niva (11) – São Borja, a cidade dos ex-presidentes do Brasil.

“Só abre as 14h, tchê.”

Para colocar em dia nosso Diário de Bordo, depois de todos os acontecimentos que explicaremos aqui, começaremos por onde paramos. A viagem de 166 kms de São Miguel das Missões a São Borja, última das cidades a ser visitada no Rio Grande do Sul. Essa imagem abaixo é do Portal das Missões entre as duas cidades. O Niva em uma foto artística e cultural.

São Borja tem cerca de 65 mil habitantes e fica na divisa entre Brasil e Argentina. Faz parte da Rota das Missões, um dos sete povos missioneiros da Banda Oriental. Aliás foi o primeiro a ser fundado  destas povoações…, mas na cidade há poucos marcos das missões, sendo um deles esse da foto abaixo com o túmulo de alguns Jesuítas,

São Borja é conhecida mesmo pelo fato de ser terra natal de dois importantes ex-presidentes do Brasil, Getúlio Vargas e João Goulart , além de Leonel Brizola. A cidade conta com museus e monumentos dos ex-presidentes, principalmente de Getúlio que tem um Mausoléu em uma praça do município, como mostram as fotos abaixo.

Mausoléu de Getúlio Vargas.

Museu casa Getúlio Vargas, onde o ex-presidente morou.

Museu casa João Goulart, onde o ex-presidente morou.

Tanto no Museu de Getúlio como no de Jango nos espantou a maneira como as coisas estão expostas, sem nenhum tipo de climatização por exemplo. No museu de Getúlio acredite se quiser, são utilizados tnt, aquele tecido mais barato e sem qualidade para decorar as coisas. E isso porque são dois dos principais Presidentes da História do Brasil.

São Borja, ao contrário do que nós pensávamos, é muito feia, uma cidade esquisita mesmo. E o pior: tudo fecha das 12h as 14h. É impressionante. Não há o que fazer na cidade durante esse período.  Olha nossa caro de animo.

Apesar disso, cumprimos tudo o que faríamos na cidade, visitamos os museus e monumentos dos ex-presidentes, encontramos os vestígios das Missões e ainda tiramos a carta verde para poder entrar de carro na Argentina para completar nossa Missão com o perdão do trocadilho.

Então as 16h estamos prontos para seguir viagem rumo ao país de Maradona. Mas isso eu conto no próximo post.

Raoni, Raisa e Rovilson. “Não confunda Avenida Presidente Vargas com Avenida Getúlio Vargas.”

2 Comentários

2 Comments

  1. Jaime Seivald

    14 de abril de 2011 às 0:26

    Como assim ???”São Borja, ao contrário do que nós pensávamos, é muito feia, uma cidade esquisita mesmo”o que vocês dois queriam fazer das 12h ás 14h ??
    é Horário Comercial como todas as cidades brasileiras !!Ou vocês acham que estão na Europa ???

  2. Raoni

    15 de abril de 2011 às 12:35

    Oi Jaime, tudo bem? Então na minha cidade o restaurante não fecha as 13h30 e as lan houses por exemplo não fecham tb. Além de outros serviços como os próprios museus que fecham para o almoço.
    Bom eu não moro na Europa e nem em uma cidade tão grande, como o Rovilson que mora em SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença