Diários do Niva Todos

Diários do Niva (11) – São Borja, a cidade dos ex-presidentes do Brasil.

“Só abre as 14h, tchê.”

Para colocar em dia nosso Diário de Bordo, depois de todos os acontecimentos que explicaremos aqui, começaremos por onde paramos. A viagem de 166 kms de São Miguel das Missões a São Borja, última das cidades a ser visitada no Rio Grande do Sul. Essa imagem abaixo é do Portal das Missões entre as duas cidades. O Niva em uma foto artística e cultural.

São Borja tem cerca de 65 mil habitantes e fica na divisa entre Brasil e Argentina. Faz parte da Rota das Missões, um dos sete povos missioneiros da Banda Oriental. Aliás foi o primeiro a ser fundado  destas povoações…, mas na cidade há poucos marcos das missões, sendo um deles esse da foto abaixo com o túmulo de alguns Jesuítas,

São Borja é conhecida mesmo pelo fato de ser terra natal de dois importantes ex-presidentes do Brasil, Getúlio Vargas e João Goulart , além de Leonel Brizola. A cidade conta com museus e monumentos dos ex-presidentes, principalmente de Getúlio que tem um Mausoléu em uma praça do município, como mostram as fotos abaixo.

Mausoléu de Getúlio Vargas.

Museu casa Getúlio Vargas, onde o ex-presidente morou.

Museu casa João Goulart, onde o ex-presidente morou.

Tanto no Museu de Getúlio como no de Jango nos espantou a maneira como as coisas estão expostas, sem nenhum tipo de climatização por exemplo. No museu de Getúlio acredite se quiser, são utilizados tnt, aquele tecido mais barato e sem qualidade para decorar as coisas. E isso porque são dois dos principais Presidentes da História do Brasil.

São Borja, ao contrário do que nós pensávamos, é muito feia, uma cidade esquisita mesmo. E o pior: tudo fecha das 12h as 14h. É impressionante. Não há o que fazer na cidade durante esse período.  Olha nossa caro de animo.

Apesar disso, cumprimos tudo o que faríamos na cidade, visitamos os museus e monumentos dos ex-presidentes, encontramos os vestígios das Missões e ainda tiramos a carta verde para poder entrar de carro na Argentina para completar nossa Missão com o perdão do trocadilho.

Então as 16h estamos prontos para seguir viagem rumo ao país de Maradona. Mas isso eu conto no próximo post.

Raoni, Raisa e Rovilson. “Não confunda Avenida Presidente Vargas com Avenida Getúlio Vargas.”


2 Comentários

  • Como assim ???”São Borja, ao contrário do que nós pensávamos, é muito feia, uma cidade esquisita mesmo”o que vocês dois queriam fazer das 12h ás 14h ??
    é Horário Comercial como todas as cidades brasileiras !!Ou vocês acham que estão na Europa ???

  • Oi Jaime, tudo bem? Então na minha cidade o restaurante não fecha as 13h30 e as lan houses por exemplo não fecham tb. Além de outros serviços como os próprios museus que fecham para o almoço.
    Bom eu não moro na Europa e nem em uma cidade tão grande, como o Rovilson que mora em SP.

Deixe um comentário