Diários do Niva Todos

Diários do Niva (14) – A virada e o primeiro dia do ano em Laguna (SC)

É hora da virada.

Com a mudança no rumo de nossa viagem, fizemos o esforço (esforço aqui se traduz em 900kms de uma vez só) para chegar a Laguna, litoral de Santa Catarina, terra de Anita Garibaldi, com cerca de 50 mil habitantes passar a virada do ano com familiares. (foto abaixo)

Depois da virada na praia do Mole em Laguna, fomos logo descansar, pois estávamos todos exaustos (lembrando que para chegar a Laguna o total da viagem já somava 2000 kms). No sábado e domingo aproveitamos a cidade e voltamos a fazer visitas históricas e em lugares de uma natureza fantástica. Entrar no mar mesmo, não entramos.

A foto acima é no marco onde passaria a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas.

Visitamos muitos lugares em Laguna no sábado e no domingo. O Farol de Santa Marta é um desses lugares, belíssimo.

Outro lugar bastante importante visitado por estes viajantes é o centro histórico da cidade de Laguna, com mais de 330 anos, que tem cerca de 600 imóveis tombados pelo IPHAN como patrimônio histórico desde 1985. Existe um belo monumento em homenagem a Anita Garibaldi em frente ao seu Museu, que está em reformas. Visitamos a casa Anita, onde ela se arrumou para o casamento com seu primeiro marido.

Mas, ainda não é tudo. Visitamos a estátua de Nossa Senhora da Glória que fica em uma posição bastante privilegiada na cidade.

Para finalizar ainda encontramos os Sambaquis gigantes que ajudam a reconstituir a história dos primeiros habitantes dessa terra. São três sambaquis, dois deles os maiores encontrados.

Isso tudo na sexta a noite e no sábado. Domingo tem mais… visitas, mar não.

Raoni, Raisa e Rovilson, em Laguna.


1 Comentário

  • Adorei os diários de viagem, sugiro reunir as fotos com o Niva e das paisagens e escreva um livro, Desbravando os caminhos do Sul!!! Ficaria ótimo….
    Me deu vontade de ir e ver pessoalmente…. e faça-me o favor de parar aqui em Curitiba tá!!!

Deixe um comentário