Diários do Niva Todos

Diários do Niva (20) – O último. Números da aventura.

Desbravando o sul do Brasil.

Niva em São Miguel das Missões (RS)

Niva na estrada de terra da Serra entre RS e SC.

Niva nas areias da praia em Laguna (SC)

Agora vamos fazer um balanço da viagem, números e cidades, além de postar umas fotos, inclusive inéditas do Niva. Aliás, vamos aproveitar e escolher a foto mais bonita com o Niva na viagem.

Inicialmente a viagem se dedicava a conhecer as missões jesuíticas no Brasil (os sete povos missioneiros) e na Argentina e Paraguai. Com nossa entrada impedida na Argentina mudamos o rumo e acabamos parando em Laguna e outras cidades de Santa Catarina. 

Foto inédita do Niva na Serra entre RS e SC

Bom, para iniciar, saímos de Campo Mourão no dia 26 de Dezembro de 2010, ás 17h e chegamos hoje, dia 05 de Janeiro de 2011 as 07h10 da manhã na cidade de São Paulo. Veja  alguns números:

Foto Inédita: Niva no Morro da Pedra do Frade em Laguna (SC)

Dias de Viagem: 11 dias

Quilômetros percorridos: 3.053 kms. (contando inclusive algumas estradas de terra e areia que pegamos)

Cidades visitadas: 11 cidades, sendo elas:

Campo Mourão (PR) – Saída

Iraí (RS)

Santo Ângelo (RS)

Entre Ijuís (RS) – Sítio arqueológico de São João Batista

São Miguel das Missões (RS)

São Borja (RS)

São José dos Ausentes (RS)

Laguna (SC)

Florianópolis (SC)

Blumenau (SC)

Pomerode (SC)

Curitiba (PR)

São Paulo (SP) – Chegada

Isso sem contar as cidades que demos apenas uma passadinha, para comer ou bater alguma foto ou que estava no caminho da viagem. Como exemplo podemos citar as cidades de Fco. Beltrão (PR), Maravilha (SC), Saltinho (SC), Palmeiras das Missões (RS), Vacaria (RS), Muitos Capões (RS), Bom Jesus (RS), Timbé do Sul (SC), Turvo (SC), Ermo (SC) Jaraguá do Sul (SC) e São José dos Pinhais (PR), ou seja pelo menos mais 12 cidades.

Povos das Missões visitadas: 4

Sítios arqueológicos: 2

São Miguel Arcanjo (tombado pela UNESCO e IPHAN)

São João Batista (tombado pelo IPHAN)

Vestígios arqueológicos: 2

Santo Ângelo

São Borja

Visitamos outras cidades que tem patrimônios culturais tombados pelo IPHAN como exemplo cito Laguna que tem todo o seu centro histórico tombado pelo instituto.

Estados da federação percorridos: 4 (incluindo São Paulo)

Problemas com o NIVA: Foram dois. Um uma sujeirinha no carburador resolvido em São José dos Ausentes em alguns minutos. Outro, um pequeno vazamento na mangueira de combustível, resolvido em Florianópolis rapidamente também.

Encontro com outros NIVAS: 2. Os dois a venda e em Santa Catarina.

Fotos tiradas: 967 fotos.

Niva em Laguna. Também Inédita.

Foi uma viagem muito especial em que visitamos lugares lindos, passamos por paisagens maravilhosas e adquirimos novos conhecimentos.

Queremos aqui agradecer a todos aqueles que acompanharam nossa aventura, participando junto com a gente dela.

E ainda virão outras, pois o Niva agüenta muito mais.

Niva em frente ao Memorial da Coluna Prestes

Raoni, Raisa e Rovilson em Santo Ângelo.

Raoni, Raisa e Rovilson. ” Nossa vida é andar por esse país”

Direto de São Paulo.

 Obs: Os números não levam em conta a viagem feita por Rovilson e Raisa com o Niva de São Paulo a Campo Mourão, passando por Santo Antônio da Platina (PR) antes de sairmos oficialmente. Se levássemos em conta, isso aumenta a conta de quilometragem em pelo menos 800 kms o que mostra a força desse carrinho.


8 Comentários

  • Opa Roberto tudo bem?

    Então a média foi de 9 kms por litro, com gasolina aditivada.

    abraços e aguardo a publicação no blog do Grauça.

  • Que massa hein camaradas, curte a pira de vocês…
    Passaram pela cidade da minha família no RS – São Miguel das Missões, espero que tenham aproveitado ao máximo, já que desde pequena corria e brincava como louca naquelas ruínas!
    A próxima expedição com o Niva pode ser para Foz, partindo daqui para as Reduções Jesuíticas da AR e PY, que aliás são várias, e para deixá-los felizes eu tenho um roteiro turístico das reduções que fiz quando trabalhava na sec de turismo de foz!
    o convite foi feito.
    um mega beijo!

  • Gostei muito da aventura, é cansativa mas quando da tudo certo é gratificante, vcs passaram em Vacaria,B jesus ,S.j.Ausentes, cidades da minha região…espero que tenham gostado das paisagens .Vcs poderiam ter ido de SJ ausentes a Cambará do sul-rs, onde foi gravado a novela casa das sete mulheres, nos canions ,fica ha uns 60 km dos ausentes, e poderiam descer a serra saindo na 101 também, fica a dica..
    abraço
    luis niva 95 gnv caxias do sul-rs

  • Que legal esta viagem de vocês. Fiz uma parecida mais com 900km com a familia toda esposa e dois filhos. Parabésn pelo sucesso e inciativa em compartilhar com outros aventureiros esta emocionante aventura. Que diga-se de passagem muito cultural. O relato e as informações estão de primeira.
    Abraços.

  • CamaLadas

    Parabéns pela aventura… se tivessem avisado que viriam pelas “bandas do Pampa” seriam recebidos com um autentico churrasco gaúcho pelos membros do Niva Clube RGS!!! heheheh

    []’s

  • Grande passeio! Pena que só descobri seu blog agora que a viagem acabou.
    Olha só que esquisito: o tópico 12, que deve explicar o motivo pelo qual vcs foram barrados na Argentina, parece conter alguma espécie de falha e eu não consigo carregá-lo.
    Nem preciso dizer que estou verde de curiosidade pra saber o que aconteceu, né?
    Aproveitando, reitero o comentário do camarada Leandro: da próxima vez o Niva Clube RGS aguarda vocês de braços abertos e um tradicional churrasco, hehe.
    Parabéns pelos relatos e até breve!

    Róger e Iandra
    Niva Misha
    Novo Hamburgo-RS

Deixe um comentário