conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Escala Cultural traz espetáculo a Campo Mourão

No próximo sábado, dia 21 de abril, o público de Campo Mourão poderá assistir ao espetáculo “O incrível homem pelo avesso”, do grupo Contadores de Mentira, de Suzano / SP. A apresentação será às 19h na Casa de Cultura e integra o projeto Escala Cultural, da produtora maringaense 2 Coelhos Comunicação e Cultura. Essa sessão tem apoio da Fundação Cultural de Campo Mourão e entrada gratuita.

Nas palavras do grupo: “O incrível homem pelo avesso” é teatro, feira, procissão, celebração, banquete, um outro lugar, que desenterra a história do massacre de Canudos, onde mais de 25 mil pessoas foram dizimadas. O espetáculo fala do povo canudense, que dedicou a vida à construção de uma nova realidade sertaneja conduzida por Antônio Conselheiro. Celebra, justamente, Canudos e Antônio Conselheiro, optando por narrar os vários canudenses presentes na guerra, como Pajeú, Jardelina, Ana do Bom Jesus, Beatinho, João Abade, Vila Nova, Macambira, entre tantos outros sertanejos históricos que serviram de base para construção dramatúrgica deste projeto. A proposta de encenação está ligada a cultura popular brasileira onde se come, bebe, faz teatro, música, dança e celebra-se determinado tema. Esta montagem já fez mais de 100 apresentações, a maioria em sedes de grupos residentes e resistentes no Estado de São Paulo.

O grupo

Os Contadores de Mentira estão na ativa desde 1995 na cidade de Suzano, região do Alto Tietê, onde desde 2013 mantém uma sede física com intenso movimento cultural, o “Teatro Contadores de Mentira”. Produzem projetos, espetáculos, festivais, encontros, feiras e, sobretudo, um diálogo de sobrevivência, crescimento, articulação e atitude entre cidadão e cultura. O grupo é pioneiro de um movimento, hoje fortalecido na base histórica teatral do Alto Tietê. Foi o primeiro grupo a adotar Suzano como “residência” e o primeiro a propor novos espaços, forçando a comunidade de Suzano a “exercitar o olhar” para um teatro voltado aos rituais, à pesquisa de linguagens e à necessidade de organização. Os Contadores descobriram cedo que é necessário se organizar em coletivos, lutar por políticas públicas e que dialogar com a comunidade é tão importante quanto a obra teatral. Para eles, um projeto de grupo é mais importante que um espetáculo isolado.

O Projeto

O Escala Cultural é coordenado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura e teve início em Maringá no mês de março, trazendo o importante Grupo Galpão. Como o próprio nome do projeto sugere, busca selecionar espetáculos teatrais que estejam circulando pelo País (cumprindo editais de circulação, participando de festivais e mostras ou realizando apresentações isoladas), fazendo com que eles deem uma “paradinha” por aqui, inserindo o município em seus roteiros. Em alguns casos, também serão selecionados espetáculos que estejam em temporada nas suas cidades de origem ou que nunca tenham vindo antes para essa região. Trata-se de um projeto de programação cultural permanente com atrações mensais e, sempre que possível, itinerantes.

Os idealizadores do Escala foram os produtores culturais Rachel Coelho e Wellington Guitti, da Expressão Criação e Produção Cultural. A ideia se tornou possível por meio da Lei Rouanet e dos patrocínios da Fertipar, Fortgreen, Ferrari Zagatto, Dicomp Distribuidora e Crivialli Brasil, com fomento do Instituto Cultural Ingá.

Serviço

Espetáculo: “O incrível homem pelo avesso”

Grupo Contadores de Mentira (Suzano / SP)

Dia 21 de abril de 2018

Horário: 19h

Local: Casa de Cultura

Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos 1h antes da apresentação, somente um por pessoa, na bilheteria do teatro.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença