conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Filmes de estudantes da Unespar são destaques no exterior

Importantes eventos cinematográficos estão abrindo as portas para a produção de acadêmicos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), ofertado no campus de Curitiba II.
Encerrou neste domingo (4), na Geórgia, o 10º Festival Internacional de Filmes de Estudantes de Tbilisi. Entre os selecionados para a competição, na categoria curta-metragem de ficção, esteve o filme “Ocorridos do Dia 13” (On the 13th).
O festival reuniu 38 filmes de 19 países. A produção dirigida pelos acadêmicos Débora Zanatta e Estevan de La Fuente foi a única representante do Brasil. O filme retrata a história de cinco amigos que passam o domingo juntos e almoçam no apartamento de Carol e Ana. Lá fora, uma manifestação política. Além das questões pessoais que cercam as relações, os jovens se posicionam da forma que lhes parece possível diante desse cenário conturbado e sofrem as consequências de um país dividido.
Na Cinemateca Francesa de Paris também foi projetado, na semana passada, o filme “A Canção do Asfalto” durante a sessão especial “Curta Brasília: Descoberta do Cinema de William Biagioli”. O filme foi escrito e dirigido pelo acadêmico da Unespar, Pedro Giongo. Além disso, a equipe contou com a participação dos alunos e egressos Renato Ogata na direção de fotografia, Lígia Teixeira na assistência de direção e produção executiva, Nathália Tereza na assistência de direção e montagem e Lucas Maffini no som direto.
O filme foi escolhido para o intercâmbio cultural que visa a qualificação técnico-artística. A Cinemateca Francesa é considerada um espaço mitológico e a número um da cinefilia mundial. A programação também contemplou a projeção de outras produções nacionais.
A Canção do Asfalto é resultado de uma imersão de Giongo na cidade em que nasceu e viveu. Como conta, se posicionou como um estrangeiro e buscou encontrar um país imaginário. Ao fim, acabou caindo em uma realidade oriental ao tentar retratar a melancolia de não se sentir mais em casa e de querer ir embora.
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença