conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Folia de Reis na Praça São José neste sábado

Foto: Ilustração 

Em comemoração ao Dia de Santos Reis, as companhias de Folia de Reis “Sempre Viva dos Anjos” e Bandeira da Paz vão apresentar-se na Praça São José, neste sábado (6), a partir das 20h30. O evento faz parte do encerramento do projeto Campo Mourão Cidade Natal, viabilizado com recursos de incentivos fiscais captados através da Lei Rouanet, onde cada companhia recebeu R$ 500,00.

A coordenadora da Companhia Sempre Viva dos Anjos, Ivone dos Santos Pinheiro, há 12 anos mantém a tradição da Folia de Reis. “Peguei a bandeira de uma senhora que fazia mais de 50 anos que conservava essa devoção”, conta dona Ivone. Com 12 componentes, a Companhia inicia as visitas no dia 24 de dezembro e termina no dia 6 de janeiro. No domingo, dia 7, é realizada a festa com as doações arrecadadas durante as visitas.

De origem portuguesa, a Folia de Reis foi trazida para o Brasil ainda na formação da identidade cultural brasileira e ainda hoje é mantida em muitas regiões do país, especialmente em Minas Gerais. Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos converteu-se na tradicional visitação feita pelos três “Reis Magos”: Melchior, Baltasar e Gaspar. Os três reis passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.

As companhias visitam as famílias, onde chegam entoando canções típicas, no ritmo da congada. A família que recebe a Bandeira geralmente oferece doações para a festa em homenagem aos Santos Reis. Na Vila Rural de Campo Mourão foi construída uma capela em homenagem aos Reis Magos, onde também é realizada a festa todos os anos.

Principais personagens da Folia de Reis:

– Três reis magos: representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra.

– Mestre palhaço: responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras.

– Coro: canta as músicas, louvores e entoações religiosos.

– Mestre (também conhecido como embaixador): responsável pela organização da festa.

– Bandeireiro: espécie de porta bandeiras da festa. A bandeira geralmente é feita com tecido brilhante e tem a imagem dos três reis magos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença