conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Liminar: Haverá nova distribuição de aulas no Paraná?

Colorful question marks on chalkboard background. Close up.

Governo do Paraná irá cumprir decisão judicial?

A APP Sindicato, que representa os profissionais da educação no estado do Paraná, conseguiu na justiça mais uma liminar contra o governo Beto Richa (PSDB) sobre a questão da hora atividade.

16865184_1455154817848572_3395139375329910014_n

Decisão favorável ao pleito da APP Sindicato

No despacho, o juiz Roger Vinicius Pires de Camargo Oliveira, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, entendeu que a resolução 357/2017 fere as leis 103/2004 (Plano de Carreira dos/as professores/as) e a lei 174/2014 que, em seu anexo II, estabelece o número de aulas destinadas à hora-atividade: 7 aulas em caso de cargo de 20h e 14 aulas para os cargos de 40 aulas deverão ser destinadas a estudos, planejamento, preparação de aulas e atendimento de pais, mães e estudantes.

Essa foi a segunda liminar conquistada pela APP no que tange ao direito a um terço da carga horária destinada ao cumprimento da hora atividade. Na primeira, que dizia respeito a resolução 113/2017, o governo do Paraná acabou por editar uma nova resolução que deu fim ao objeto da discussão.

Agora o clima geral na educação paranaense é de incerteza. Caso a decisão judicial seja cumprida pelo governo, uma nova distribuição de aulas deverá ser realizada no estado inteiro. É isso que espera a APP Sindicato e os professores da rede estadual, que estão procurando seus direitos. Contudo, o governo ainda não sinalizou qual postura tomará e deverá recorrer da decisão.

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) já foi notificada da decisão judicial.

Segunda decisão favorável

Em conversas com dirigentes da APP, os mesmos se mostraram bastante confiantes em restabelecer o que diz a lei quanto ao direito a um terço da carga horária para hora atividade. Isso se deve ao fato do sindicato ter conquistado duas liminares de dois juízes diferentes que tiveram o mesmo entendimento.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença