conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Ocupa Paraná: Estudantes decidem manter as ocupações

foto-ocupa-parana

O movimento Ocupa Paraná, que protesta contra a MP de reforma do ensino médio e também contra a PEC 241 que congela os investimentos públicos por 20 anos, realizou assembleia das ocupações durante toda a quarta-feira, 26. Representantes de ocupações de diversos colégios e cidades paranaenses participaram da reunião que aconteceu em Curitiba.

O dia foi de intensas conversas sobre o futuro do movimento. O Ocupa Paraná deixou claro que não há nenhuma orientação para desocupação das escolas. “Na assembleia, no entanto ficou claro que não haverá desocupação sem a garantia do atendimento de nossas pautas” diz trecho da nota do movimento. Contudo, a assembleia também definiu que cada ocupação tem autonomia para decidir se mantém e quando por fim a paralisação:  “entendemos em assembleia que esta decisão (de desocupar ou não) cabe apenas ao conjunto dos estudantes de cada escola”.

De acordo com o próprio movimento, “muitas propostas foram feitas, lidas e aprovadas pela assembleia”. Confira algumas pautas levantadas pelo movimento:

1- Criação de um decreto que garanta a promessa do governo do estado que disse que irá vetar a aplicação da MP 746/2016 no Estado do Paraná.

2- Garantia de anistia para que não existam perseguições, demissões, ameaças aos estudantes, professores, pais e simpatizantes que ocupam e apoiam as escolas ocupadas.

3- Garantia da realização de uma Conferência Estadual Livre e Aberta pela Reforma do Ensino Médio no estado do Paraná, para debatermos com toda a sociedade sobre a precarização do ensino e as condições das escolas publicas no Paraná, visto que, se não aceitamos a proposta de Temer, também não queremos que o governador decida sozinho sobre a reforma que queremos aqui no estado.

4- Exigir que o governo federal, na instancia do MEC e com a ajuda do governo estadual e municipal de cada cidade, realoque os locais de prova do ENEM, assim como a UFPR fez com o vestibular e o TRE fez com as eleições.

5- Prazo de sete dias para o Governo de o estado atender todas as nossas exigências a partir da data da divulgação do documento completo.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença