conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Prefeitos do litoral assumem compromisso de aproximar diálogo com a Unespar

Os primeiros resultados da plenária para o fortalecimento da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), realizada pelo campus de Paranaguá na semana passada, já estão aparecendo. Nesta quinta-feira (8) o vice-reitor, professor Sydnei Kempa, participou de reunião organizada pela Associação dos Municípios do Litoral Paranaense (Amlipa) com prefeitos e autoridades do litoral, no Sesc Caiobá, em Matinhos.
Kempa enfatizou aos presentes a necessidade de apoio do poder público e da sociedade civil da região litorânea para enfrentar a crise que atinge o Ensino Superior. “A Unespar precisa do engajamento da sociedade na defesa da universidade pública e gratuita. Sem a instituição, a maioria dos alunos não teria condições de frequentar um curso de nível superior”, apontou.
O presidente da Amlipa e prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, assumiu o compromisso de aproximar o diálogo com a universidade. Para ele, as instituições de Ensino Superior são fundamentais para o desenvolvimento do litoral do Paraná. Ainda acrescentou que os prefeitos estão dispostos a dialogar e apoiar a Unespar no que for necessário.
Durante a reunião, também foram apresentados diversos dados sobre a Unespar e o campus Paranaguá. Entre as demandas, Kempa destacou a questão do transporte estudantil e a necessidade de um terreno para a construção de um novo campus. Falou sobre projetos de pesquisa e de extensão que beneficiam os grupos que estão expostos a condições vulneráveis no litoral do Estado e pontuou as dificuldades que as universidades públicas estão enfrentando.
O transporte estudantil foi apontado como um problema comum a todos os estudantes de ensino superior da região, inclusive, da UFPR Litoral. Com isso, definiu-se pela criação de um grupo de trabalho que reunirá as duas universidades e representantes da associação dos municípios para que seja buscada uma solução para o assunto.
Presenças
Entre as autoridades do litoral presentes estavam os prefeitos de Paranaguá, Marcelo Elias Roque; de Antonina, José Paulo Vieira Azim; de Guaraqueçaba, Abelardo Sarubi; de Matinhos Ruy Hauer Reichert; e de Pontal do Paraná, Marcos Fioravanti.
Os representantes da Unespar foram a vice-diretora do campus, professora Danielle Marafon; o diretor do Centro de Ciências Humanas, Biológicas e da Educação, professor Moacir Dalla Palma; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, professor Sebastião Cavalcanti Neto; a coordenadora do colegiado de Letras, professora Ivone Ceccato; os professores Adilson Anacleto e Antônio Alpendre da Silva e o agente universitário Marcus Paulo Madaloso.
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença