conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Preocupante: Casos de AIDS aumentam entre jovens

Aids

O número de casos de AIDS entre jovens vem aumentando em Campo Mourão e região. Pelos registros da Secretaria Municipal de Saúde atualmente são 46 casos (20 mulheres e 26 homens), sendo 17 de Campo Mourão e 29 de outros municípios da região.

“A maioria dos casos é entre os jovens de 19 a 29 anos e do sexo masculino. Isto nos preocupa, pois percebemos que o jovem não está se prevenindo com o preservativo, que é um método de proteção não só contra o HIV contra outras doenças sexualmente transmissíveis”, ressalta Vanessa Pelizari, coordenadora do programa Saúde da Família.

Ela lembra em todas as Unidades de Saúde mantidas pelo município de Campo Mourão são distribuídos preservativos (masculino e feminino) gratuitamente. “Os preservativos são deixados, inclusive, em lugares de fácil acesso, para a pessoa simplesmente pegar, não necessitando pedir para algum funcionário. Fazemos isso pensando naqueles que têm vergonha de solicitar”, informa Vanessa.

Também em todas as Unidades Básicas são realizados o Teste Rápido para diagnóstico de HIV, Hepatite e Sífilis. “O exame é realizado pelo enfermeiro e dura cerca de 15 minutos”, explica, ao acrescentar que as UBS também realizam uma consulta de enfermagem com aconselhamento e orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

O trabalho de prevenção é permanente, inclusive com palestras nas escolas e empresas realizadas pelo Ambulatório Municipal de Doenças Infecto-Contagiosas.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença