conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Professores e estudantes da Unespar integram a Operação Rondon

Está em realização até sábado (5), em dez municípios do norte pioneiro paranaense, a Operação Rondon. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é uma das instituições participantes do projeto com a atuação de professores e 16 estudantes dos cursos de Artes, Educação Física, Geografia, Letras, Música, Pedagogia, Serviço Social e Turismo dos campi de Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí, Curitiba e Apucarana. Os grupos da Unespar estão desenvolvendo atividades nos municípios de Barra do Jacaré e Ribeirão Claro desde o último dia 24 de agosto.
Ações
Em Ribeirão Claro, na primeira semana, foram realizadas oficinas teóricas e práticas com os professores da rede pública municipal, preparando-os para o trabalho do segundo semestre letivo. Nesta semana, os voluntários foram até o distrito de Três Corações atender os alunos da Escola Municipal do Campo João Teodoro da Silva e do Colégio Estadual Rural Sebastião Leite com oficinas de confecção de pipas, prática do slackline, produção de fanzines e mudas orgânicas.
Na escola municipal, por exemplo, os rondonistas desenvolveram oficinas de produção de brinquedos com materiais recicláveis. A acadêmica de Música, Pamela dos Santos, explica que a atividade além de servir como lazer ensina os alunos a praticarem reciclagem. “A oficina foi importante para ensinar às crianças noções da reciclagem e mostrar como reaproveitar materiais que seriam jogados no lixo”, afirma.
Em Barra do Jacaré, foram ministradas oficinas sobre psicomotricidade, primeiros socorros, saúde do professor e discussões de identidade de gênero, no Centro de Cultura do município, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e escolas da rede de ensino. Também foi ofertada oficina de fantoches de materiais recicláveis, direcionada a professores da educação infantil.
Na oficina de psicomotricidade, estudo que junta corpo, mente e afeto, os rondonistas desenvolveram uma dinâmica, com apresentação de vídeos sobre o tema e demonstração de uma técnica de massagem conhecida como shantala. Segundo a acadêmica de Dança, Juliana Safraider, foi possível notar que os participantes não tinham contato com esse tema. “Percebemos que os profissionais que trabalham com a educação não têm conhecimento pleno sobre o desenvolvimento das crianças, espero que a oficina tenha auxiliado eles a conhecerem mais esse assunto”, comenta.
Projeto
O objetivo da Operação Rondon é atender a população dos municípios de modo a contribuir com a melhora das condições de vida e bem-estar. As ações são definidas de acordo com o diagnóstico e demandas apresentadas pelas cidades. Neste ano, os beneficiados são os municípios de Jacarezinho, Siqueira Campos, Cambará, Wenceslau Braz, Santo Antônio da Platina, Barra do Jacaré, Joaquim Távora, Conselheiro Mairinck, Carlópolis e Ribeirão Claro.
De acordo com o professor da Unespar, Adalberto de Souza, o projeto tem proporcionado benefícios aos municípios e às instituições parceiras. “Ministramos oficinas para os professores seguindo uma demanda do município para os rondonistas, o que possibilita ter um contato mais próximo com a comunidade. Isso permite uma troca entre todos os envolvidos e faz com que a universidade cumpra também o seu papel de impulsionar o desenvolvimento social”, argumenta.
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença