conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Professores e funcionários da rede estadual estão há dois anos sem reajuste salarial

APP denuncia que já são 730 dias sem reajuste.

A APP Sindicato divulgou nota afirmando que os professores e funcionários da rede pública estadual completaram neste mês de janeiro, dois anos sem receber o reajuste da inflação.

De acordo com o Sindicato, “a data-base é uma luta de décadas do funcionalismo público.  Só em  2007, depois de muita reivindicação, foi instituída com a Lei 15.512 que estipula o pagamento do reajuste da inflação para todo o dia primeiro de maio, uma forma de assegurar que o poder de compra dos servidores não diminua, assim como os demais trabalhadores que têm seu salário ajustado conforme a variação anual da inflação”.

A situação vai deteriorando o salário dos mestres paranaenses, desestimulando muitos profissionais. É o caso da professora Inês da Silva Gomes, que leciona na cidade de Paiçandu. “Me desestimula muito esta situação. Todo mundo tem aumento. O salário mínimo tem reajuste todos os anos.  Por que a gente não tem? O que temos de errado?  O meu emocional está revoltado porque acompanhei a negociação de 2014 e 2015, fiz greve, repus minhas aulas, trabalho todos dias, eu cumpri a minha parte, mas o governo não cumpre a dele”, pondera.

A APP divulgou que o governo deve a cada educador e agente educacional o equivalente a 1,08 salários: “Ao não conceder os 8,53% o servidor perdeu uma somatória de mais de um salário nestes dois anos”, calcula o economista Cid Cordeiro.

A situação entre educadores e governo vai ficando cada vez mais tensa. No dia 5 de fevereiro, os professores e funcionários da educação do Paraná devem fazer uma grande manifestação em Curitiba. Uma possibilidade de nova greve não está descartada.

 

Coletiva de imprensa

Nesta quinta-feira, 1º, o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão e o economista Cid Cordeiro receberão a imprensa, na sede da APP-Sindicato para uma coletiva onde apresentarão os estudos econômicos que respaldam as revindicações do Sindicato para o cumprimento da Lei da data-base. A coletiva acontece às 9h30.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença