conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Memória do Movimento Estudantil

Seção Memória do Movimento Estudantil. História do 26º COESES da UPES com Luiz Fachin.


Com todos os acontecimentos envolvendo a UPES, com a derrubada de sua sede e acampamento dos estudantes, a estréia não poderia tratar de outra entidade. Para decidir de vez a escolha, o advogado Luiz Fachin decidiu assumir de graça a causa da UPES, lembrando que ele participou da entidade. Desse modo nós vamos lembrar a participação de Fachin na UPES.

Procurando nos arquivos descobrimos o 26º COESES – Congresso Estadual dos Estudantes Secundaristas que foi realizado no ano de 1975 na cidade de Campo Mourão-PR (foto acima. Clique nela para ampliar). O Congresso teve a participação de cerca de 400 estudantes e foi realizado no Clube Social e Recreativo 10 de Outubro. O Presidente da UPES até próximo a data do congresso era Carlos Singer. Em entrevista com ele, nos contou alguns detalhes. “Para que o congresso fosse realizado em Campo Mourão, eu como mourãoense tive que deixar a presidência da entidade e vir para Campo Mourão organizar o congresso. Eu acabei me tornando Secretário de Interior da entidade”. Com a saída de Singer da presidência da UPES, quem assumiu o comando do 26º COESES, foi quem? Ele mesmo, Luiz Fachin, hoje advogado da causa do terreno da UPES.

Luiz Fachin comandou os trabalhos do 26º COESES da UPES, na cidade de Campo Mourão. O congresso além das atividades políticas ainda contou com torneios de Futebol de salão e volêi que foram realizados na canchaItacyr Tagliari” pai do hoje secretário de esportes de Campo Mourão, Itamar Tagliari.

Nesse 26º COESES é que apareceu para a vida política aquele que viria a ser o Prefeito de Maringá pelo PT, José Cláudio Pereira Neto (in memoriam). José Cláudio foi eleito presidente da UPES nesse congresso que ainda contou com a presença na mesa de abertura do então Presidente da UMES, Tauillo Tezelli, que viria se tornar Prefeito de Campo Mourão de 1996 a 2004.

Histórias do Movimento Estudantil…
____________________________________________________________

Ficha técnica:

ano: 1975

o que: 26º Congresso da UPES

onde: Campo Mourão – PR

Personagens: Luiz Fachin (advogado, chefe do departamento de direito da UFPR) ; Carlos Siger (ex-presidente da UPES, hoje empresário) ; José Cláudio (ex-Presidente da UPES e ex-Prefeito de Maringáin memoriam) e Tauillo Tezelli (ex-presidente da UMES e ex-prefeito de Campo Mourão, hoje empresário)

Fontes: Entrevistas com Carlos Singer, Tauillo Tezelli. Jornal Tribuna do Interior, Livro UMES 35 anos uma rebeldia consequente e arquivo da família Assis Marques.

2 Comentários

2 Comments

  1. Michael Genofre

    31 de agosto de 2009 às 15:32

    Excelente matéria, parabéns… Estava relendo o livro seu e de seus irmãos, e há poucos dias eu estava comentando sobre o Fachin e sua gestão com o seu irmão. Resgatar a memória sempre é muito importante. Parabéns novamente.

  2. Carlos Augusto

    31 de agosto de 2009 às 15:49

    muito bom mesmo! parabéns por esse trabalho, muito bom esse espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença