conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Unespar realiza Dia do Pibid no campus de Campo Mourão

thumbnail_dia-pibid-cm-1
Nesta quinta-feira, 1º, o campus de Campo Mourão realizou mais uma edição do Dia do Pibid. A ação acontece anualmente em todos os campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) com o objetivo de reunir os participantes e parceiros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para troca de experiências, apresentação dos trabalhos que desenvolvem em parceria com as escolas públicas atendidas e também para reflexões a respeito da formação de professores.
A programação deste ano contou com palestra proferida pela professora Marta Sueli Sforni, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O tema abordado foi “Aprendizagem conceitual e organização do ensino”. Para tratá-lo, a palestrante propôs aos presentes pensar o processo de preparação das aulas do ponto de vista do professor e do estudante.
De acordo com Sforni, a tarefa de pensar na aula que será ministrada é a essência da profissão dos docentes. “Organizar o ensino é uma atividade intelectual que proporciona o desenvolvimento do professor, mas é também uma atividade para pensar no aluno e seu desenvolvimento”, pondera.
Na avaliação da palestrante, não é apenas as condições externas que interferem na aprendizagem. Para ela, o docente precisa olhar internamente para os procedimentos que adota e até para o funcionamento da própria escola. “Não podemos seguir no automático e fazendo as mesmas coisas”, afirmou destacando a importância de realizar uma avaliação constante sobre o que se realiza e os resultados que se alcança.
Segundo a professora, o ensino adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental. Com isso, evidenciou que existem formas de ensino que não levam ao desenvolvimento e precisam ser adequadas para atender aos objetivos que são próprios do ambiente escolar.
Pibid no campus
O campus de Campo Mourão conta com seis subprojetos nas áreas de Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Pedagogia e que estão vinculados ao Pibid.
Como explica o coordenador de gestão do programa no campus, professor Ricardo Pátaro, são subprojetos coordenados por professores dos cursos de licenciatura da Unespar, com a supervisão de professores da educação básica e a participação de acadêmicos. É uma oportunidade para os estudantes conhecerem a realidade das escolas e da sala de aula antes da conclusão do curso superior, bem como proporcionar uma maior integração entre a universidade e as escolas públicas pensando na melhoria da qualidade do ensino.
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença