conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Vírus da gripe H1N1 já circula na região e campanha de vacinação é prorrogada

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país. A decisão foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. Em Campo Mourão o índice de cobertura é considerado baixo pela Secretaria Municipal de Saúde. Crianças menores de cinco anos, gestantes e mulheres com bebês de até 45 dias são os grupos que menos tem procurado a vacina.

A preocupação aumentou porque a 11ª Regional de Saúde já registrou um caso do vírus H1N1 em uma gestante de Juranda que não tomou a vacina e está hospitalizada em Campo Mourão. “Significa que o vírus está circulando”, lembra a chefe de Epidemiologia da Regional de Saúde, Ariadne Pepino. Também foram registrados dois casos do vírus H3, em um paciente de Araruna e outro de Campo Mourão. “Esses pacientes não tiveram complicações”, acrescenta.

Após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.

A vacina é oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde e o objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza (gripe). A meta do município é imunizar 27.100 pessoas, que representa  90% do público-alvo da campanha.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença