conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

1º Encontro sobre Startups será realizado em Campo Mourão nesta quinta-feira

Será realizado nesta quinta-feira, dia 3, a partir das 9 horas, no Auditório do SEBRAE, em Campo Mourão, o 1º Encontro de Startups do Município. O evento será promovido pelo próprio Município de Campo Mourão, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico/Tecnocampo. O objetivo do evento é iniciar o trabalho de mapeamento do ecossistema empreendedor, envolvendo estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores locais, prestadores de serviços, representantes de instituições e movimentos ligados ao empreendedorismo.

O evento será coordenado por Nickolas Kretmann (Consultor do SEBRAE da Regional Noroeste), que irá discorrer sobre as formas de se fomentar os negócios e como se constitui um ecossistema de Startups, bem como a importância da interação entre os atores locais para este desenvolvimento. Na ocasião, ainda será lançado o Programa Startup PR do SEBRAE Paraná, que incluirá o Município de Campo Mourão na rota de eventos e na rede formada em todo o Estado do Paraná.

“Este mapeamento é fundamental para conhecermos e começarmos a integrar as universidades, prestadores de serviço, jovens empreendedores e o poder público, com um projeto de médio e longo prazo de dinamizar a economia e fazer com que Campo Mourão comece a induzir o surgimento de empresas digitais e de alto potencial”, observa Eduardo Akira Azuma, Diretor Geral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município.

O que é uma startup?

São vários conceitos envolvendo este tipo de empresa, alguns dizem que são empresas de base tecnológica em estágio inicial, outros que são empresas com custos de manutenção muito baixos mas que conseguem crescer e gerar lucros cada vez maiores. A definição mais recorrente para o termo define startup como um grupo de pessoas que desenvolve um modelo de negócios repetível e escalável com grande grau de risco e incerteza. Por escalabilidade entende-se que a empresa pode aumentar seus lucros sem envolver necessariamente aumento de custos. Por isso as startups são normalmente relacionadas a empresas de aplicativos e softwares, mas na verdade elas envolvem qualquer tipo de negócio que entre nessas condições.

Atualmente em Campo Mourão há desde startups ligadas a área financeira (chamadas fintechs) até a área de aplicativos para trânsito, para marketing digital, equipamentos para setor de saúde e biotecnologia. O potencial para o setor também é promissor, uma vez que na cidade existem 8 instituições de ensino superior, cerca de 240 professores com mestrado e 160 com doutorado, além dos mais de 8 mil estudantes de ensino superior.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença