conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Abertura da Semana Mundial da Amamentação é marcada com mamaço coletivo

Crianças que recebem aleitamento materno até os seis meses de vida são mais resistentes a infecções, alergias, doenças e até mesmo cólicas ou estresse. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que o aleitamento materno seja até os dois anos de idade da criança, sendo o alimento exclusivo até os seis meses de vida. Contudo, essa não é a realidade no país.

A média brasileira de aleitamento materno exclusivo é de apenas 86 dias, de acordo com o Ministério da Saúde. E a média do tempo de amamentação é de 342,6 dias no Brasil, o que equivale a menos que um ano. Por isso, mais que um ato de amor, amamentar é cada vez mais um ato político.

Para a enfermeira obstétrica especialista em aleitamento materno e consultora em amamentação, Janaína Cichoski, é preciso mais incentivo à prática. “Amamentar só traz benefícios para a criança e a família”, assegura. “Para se preparar para amamentar, a mulher deve se informar durante a gestação, procurando ler sobre amamentação, colostro, descida do leite, pega correta, livre demanda e as fases do leite”, completa Janaína. “Com as informações corretas sobre amamentação, duvido que as mães deixariam de amamentar antes do tempo previsto”, considera a especialista.

A importância da amamentação é tão grande que tem até uma semana especial no calendário, promovida pela OMS juntamente com o Ministério da Saúde. A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) 2018 acontece entre os dias 1 e 7 de agosto. A intenção é lembrar o quanto o leite materno pode fazer diferença na vida da criança, estimulando as mães a praticarem o aleitamento e sanando dúvidas a respeito do tema.

Amamentação, a base da vida

Neste ano, o tema da semana é “Amamentação, a base da vida”. A ideia é mostrar que, num mundo com tantas desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães. Isso porque previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactentes, mesmo em tempos de crise. Sem um ônus adicional sobre o rendimento familiar, a amamentação é uma maneira barata de alimentar crianças e contribui para a redução da pobreza.

Mamaço coletivo

Para marcar o início da SMAM 2018 em Campo Mourão, o coletivo “Flor do Ventre” está organizando um mamaço coletivo neste domingo, 29, a partir das 15 horas, no Parque do Lago. O evento é público e todas as mães que ainda amamentam são convidadas a participar. Pessoas interessadas e apoiadores também são bem-vindos. Para a doula e uma das idealizadoras da ação, Francini Pizzinato, o ato é importante para que a reflexão sobre o aleitamento materno comece a ter mais visibilidade na cidade. “Muitas mães deixam de amamentar porque encontram dificuldade ou até mesmo porque não têm noção da importância que é a amamentação”, explica Franicini. “Nossa intenção é chamar a atenção dessas mães para que o tema esteja em pauta e possamos difundir informações com evidências científicas, melhorando a qualidade de vida da criança e também da família”, pontua.

Além do mamaço coletivo, outras ações estão sendo programadas para a próxima semana, com encerramento no sábado, 4 de agosto, na Praça da Catedral. O curso de Enfermagem do Centro Universitário Integrado é parceiro das ações.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença