conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Academia Mourãoense de Letras empossa novos membros

Marlene Koths, uma das novas imortais. 

A Academia Mourãoense de Letras (AML) vai empossar o professor André Pintaro Marçal e a escritora Marlene Koths nas cadeiras 12 e 18. A sessão solene será realizada neste sábado, dia 3, no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 19h30m. André Pintaro Marçal assume a vaga que pertencia à escritora Aparecida Maura dos Santos, que faleceu em 2015. Marlene Koths vai ocupar a cadeira 18, ocupada pelo jornalista Aroldo Tissot, falecido em março do ano passado.

A cadeira 12 tem como patrono o ex-prefeito de Campo Mourão, Roberto Brzezinski, que governou a cidade de 1955 a 1959. Foi durante a sua administração que foi encampada pelo poder público a Biblioteca Pública Municipal. Antônio Kienen, patrono da cadeira 18, foi radialista na Rádio Colmeia nas décadas de 1980 e 1990. Kienen também foi o primeiro presidente da Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam), de 1987 a 1988.

Para cada uma das quarenta cadeiras, foram escolhidos patronos, homenageando personalidades que marcaram as letras e a cultura mourãoense, antes e após a fundação da Academia.

Em 2013, o estatuto da Academia foi alterado. Com isso, permite a participação de escritores que residam nos municípios limítrofes de Campo Mourão (Peabiru, Araruna, Farol, Luiziana, Mamborê, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul). Com a posse de Marçal, Araruna vai contar com seu primeiro representante na AML.

Novos Acadêmicos

André Pinto Marçal reside em Araruna e possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNICESUMAR – Centro Superior Universitário de Maringá, MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade União de Campo Mourão (2015), mestrado em Teoria e Prática do Projeto de Arquitetura e Urbanismo pela ETSAB – Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, Espanha. Atualmente faz parte do corpo docente da UNICAMPO – Faculdade União de Campo Mourão, onde é coordenador do curso de arquitetura e urbanismo. Marçal é autor de trabalhos científicos na língua portuguesa e inglesa.

Marlene Koths mora em Campo Mourão desde 1993. É bacharel em Ciências Contábeis (FECILCAM), com Especialização Lato Sensu em Consultoria Econômico-financeira de Empresas, (FECILCAM. É bacharel em Direito (Integrado), com aprovação na OAB. É pós-graduada em Gestão de Práticas de Recursos Humanos (PUC- Londrina) e tem MBA em Gestão de Práticas de Recursos Humanos, também pela PUC-Londrina.

Atua como gerente geral da UNIMED Campo Mourão desde 2001 e tem sólida experiência na área administrativa em saúde suplementar com atuação em empresas de grande porte e destaque no mercado. A nova imortal eleita é autora do livro “um céu para você” e autora de diversos artigos publicados na imprensa local e profere palestras em escolas, clubes, eventos que tratam do ato de ler e produzir textos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença