conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Após proposta classificada como “indecorosa”, adesão a greve dos servidores aumenta

Foto: APP Sindicato

A greve dos servidores do Paraná terminou a sua segunda semana  com um aumento na adesão. Essa é a avaliação da APP Sindicato, que vê o crescimento do movimento também como uma resposta a proposta formulada pelo governador Ratinho Junior (PSD) na última terça-feira, 2.

De acordo com os dirigentes sindicais ouvidos pelo Blog do Raoni, a proposta do governo desagradou os servidores estaduais e foi classificada como “indecente” e “indecorosa” pela APP. Entidades que representam os policiais civis chegaram a falar em “brincadeira de mau gosto”.

O presidente do Núcleo Sindical da APP em Campo Mourão, Ironei de Oliveira, disse que ouve um grande aumento na adesão nos últimos dias e que a tendência é iniciar a semana com o movimento ainda mais forte: “A partir de segunda-feira a adesão deve aumentar ainda mais. Temos visto professores e funcionários aderindo a greve para mostrar que não é justo o que estão fazendo conosco. Queremos respeito” disse.

O funcionalismo estadual está com salários congelados desde 2016. Ao todo, as perdas somam 17%. No entanto, os servidores estão pedindo no momento apenas a inflação dos últimos 12 meses (maio 2018 a maio 2019) que soma 4,94%.

A proposta enviada pelo governo contempla uma reposição de 0,5% em outubro de 2019 e 1,5% em janeiro de 2020. A reposição de 1,5% de 2021 e 1,5% de 2022 estará condicionada a um aumento da arrecadação líquida do estado. Os servidores teriam que aceitar o fim da licença prêmio.

A proposta enviada pelo governo não leva em conta as perdas acumuladas de 2016 até 2019 nem a inflação até 2022 e não foi aceita pelos servidores estaduais que mobilizam uma manifestação unificada para a próxima terça, 9, em Curitiba.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença