conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Aumenta a infestação do mosquito Aedes aegypti em Campo Mourão

O Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRA) realizado nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde apontou um índice geral de 6,66 por cento de infestação. O levantamento demonstra que o índice aumentou em relação a última verificação, realizada em novembro, que apontou 2,61 por cento de infestação. O preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de um por cento.

Das 43 localidades analisadas, em 29 o índice ultrapassou 4 por cento, que é considerado alto risco. Nos jardins Tropical 2 e Avelino Piacentini o índice de infestação passou de 19 por cento. Nos bairros Paulista e Modelo ultrapassou a marca de 15 por cento. Em apenas quatro localidades, o LIRA constatou índice zero de infestação.

Dos 1.817 imóveis verificados, em 121 foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, a maioria em residências (82 por cento). Os principais criadouros estão em piscinas, tambores, lonas e tanques (36 por cento) e no lixo (34 por cento).

“Pelo trabalho diário dos agentes já esperávamos que haveria aumento da infestação. Desde o fim do ano passado já alertamos que se a população não colaborar para reduzir os índices é impossível dar conta”, observa o presidente do Comitê Gestor da Dengue, Carlos Bezerra, ao lembrar que as temperaturas altas e o tempo chuvoso favorecem a proliferação do mosquito transmissor.

A amostragem do Lira serve de base para o trabalho de combate. O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório. Atualmente o município está com sete casos positivos de dengue e 23 suspeitos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença