Campo Mourão Cultura Todos

Bom público na reapresentação do cortejo e espetáculo de Natal

Apesar da forte chuva com rajadas de vento que atingiu Campo Mourão no final da tarde e do tempo carrancudo no início da noite, milhares de pessoas assistiram neste sábado (22/12) as últimas atrações culturais do projeto “Campo Mourão – Cidade Natal/2018”. O encerramento da extensa e variada programação, iniciada no dia 1º de dezembro, foi com a reapresentação do cortejo pela avenida Irmãos Pereira e do espetáculo “Um Presente de Natal” na praça São José.

Uma vez mais, o cortejo teve a participação de centenas de figurantes – entre artistas profissionais, voluntários e estudantes – divididos em cerca de 30 alas, além de 12 carros alegóricos. Uma arquibancada foi novamente montada para propiciar mais conforto ao público e as seis quadras percorridas pelo cortejo ganharam reforço na iluminação, isolamento e sistema de som. Populares começaram a chegar ao local por volta das 19 horas para assistir a parada natalina, que foi muito aplaudida pelo público.

Na sequência, o Espaço Sou Arte reapresentou o espetáculo “Um Presente de Natal” no palco montado na praça da Catedral de São José. Uma rápida solenidade, com a participação de autoridades e representantes das empresas patrocinadores do projeto e das entidades parceiras, antecedeu o espetáculo. O prefeito Tauillo Tezelli falou sobre o trabalho de retomada do espírito natalino na cidade e a viabilização da ação com recursos à fundo perdido captados através da Lei Rouanet/Ministério da Cultura, além de ressaltar a atuação da Associação Sou Arte e agradecer o apoio dos patrocinadores e das entidades parceiras. Salientou também que agora o desafio é realizar um Natal ainda melhor em 2019.

Mesmo com o tempo fechado, o público acompanhou a apresentação do espetáculo até o final. Muitos também aproveitaram a ambientação natalina executada na praça e espaços vizinhos para a encenação do espetáculo para tirar fotografias, inclusive no Túnel de Luzes.

Assim como o cortejo, a reapresentação do espetáculo “Um Presente de Natal” também foi muito aplaudida. Neste ano, pela primeira vez na história de Campo Mourão, a programação cultural de Natal estendeu-se aos bairros, inclusive com a ambientação das praças onde o espetáculo foi apresentado.

Viabilização

   Pelo segundo ano consecutivo, o Natal em Campo Mourão foi marcado por eventos de cunho cultural, com a maciça participação dos mourãoenses e de muitos visitantes da região e também de outros centros. A comemoração do Natal a altura do Município era uma antiga reivindicação não apenas dos empresários locais, mas da população em geral.

   A iniciativa da valorização do Natal no Município foi liderada pelo prefeito Tauillo Tezelli, que buscou a Associação Sou Arte para preparar e credenciar o projeto “Campo Mourão – Cidade Natal”, com a finalidade de captar recursos através da Lei Rouanet. Parte dos tributos que seriam recolhidos pelas empresas patrocinadoras e enviados para Brasília foram mantidos na cidade para viabilizar o projeto natalino.

   A Associação Sou Arte/Espaço Sou Arte foi e a executora do projeto, com o apoio do Município, Associação Comercial e Industrial (Acicam), Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam) e da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Os patrocinadores foram a Coamo Agroindustrial Cooperativa, Sanepar, Condor Hipermercado, Fertipar Fertilizantes, Paraná Supermercados, Super Mufato, Seleta Ambiental e Unimed Campo Mourão.


Deixe um comentário