conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Caminhada ecológica recolheu 292 sacos de lixo de 100 litros

A caminhada ecológica realizada no sábado (29), pela Secretaria Municipal de Saúde, coletou 292 sacos de lixo de 100 litros em sete localidades da área urbana. A ação envolveu 133 pessoas, entre agentes de endemias e voluntários, inclusive associações de moradores dos jardins Araucária e Cidade Alta.

Vários tipos de lixo dispensados de forma inadequada foram recolhidos nos espaços públicos e terrenos baldios nos bairros Ipê, Novo Horizonte, Tropical 1, Cidade Nova, Centro, Araucária e Cidade Alta 2. Cada localidade teve um ponto de encontro para a “largada”. “Agradecemos a todos os voluntários que contribuíram com mais esta ação de combate ao mosquito Aedes aegyti e de conscientização”, disse o presidente do Comitê Gestor da Dengue, Carlos Bezerra.

Com mais de 280 casos confirmados de dengue e vários suspeitos, Campo Mourão já vive uma epidemia da doença. “Esperamos que a chegada do frio amenize a situação, tendo em vista menos exposição do corpo para picada do mosquito bem como menor circulação do inseto”, informa Bezerra, ao acrescentar que neste mês será realizado um novo Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRA) para averiguar a infestação.

PUNIÇÃO – Bezerra lembra que a legislação prevê punição ao favorecimento à proliferação do mosquito. Nos três últimos anos, a Vigilância em Saúde de Campo Mourão aplicou R$ 86,6 mil em multas a moradores que, apesar de notificados, não tomaram nenhuma providência para eliminar criadouros ou focos do mosquito Aedes aegypti. Entre os anos de 2016, 2017 e 2018 foram 70 processos julgados pela Vigilância, que resultaram na aplicação de multas e advertências.

Além da multa aplicada pelo município, o processo é encaminhado para o Ministério Público, que também pode aplicar penalidades, que vão desde advertência a prestação de serviços à comunidade. “É importante as pessoas saberem que trata-se de crime contra a saúde pública e isso não é brincadeira”, reforça Bezerra. “A maioria elimina o problema quando da notificação feita pelo agente de endemias”, afirma Bezerra.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença