Campo Mourão Todos

Campanha “Setembro Lilás” foi aberta com ações em prol da saúde do idoso

Com o tema “Violência financeira contra o idoso é crime” foi aberta no sábado (1º) a campanha “Setembro Lilás”, desencadeada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A abertura foi na Praça São José, com ação educativa, verificação de Pressão Arterial, testes de glicemia, testes rápidos de hepatites, preenchimento da caderneta de saúde da pessoa idosa e atividades físicas.

Das 8h30 às 12 horas, foram realizados 200 atendimentos pela equipe do NASF e 60 testes rápidos de hepatite pela equipe do Programa de Infecção Sexualmente Transmissível. O resultado dos testes são entregues em 20 minutos e dos 60 apenas um apresentou resultado positivo, que será encaminhado para tratamento.

Além do NASF a campanha envolve o Conselho do Idoso, Sesc, Fecam e Secretaria Municipal de Ação Social. Segundo a coordenadora, Ana Fernanda Vecchi, durante o mês de setembro a equipe do NASF vai trabalhar com o tema nas unidades de saúde e grupos de hiperdia.

Nos três CRAS e no Centro da Juventude também serão realizadas ações de conscientização. “Além das parcerias e preenchimento de cadernetas, teremos palestra com assistente social relacionado ao tema”, informa Ana Vecchi. A campanha é desenvolvida há cinco anos para lembrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado em 27 de setembro. O encerramento será no dia 29 de setembro, no Sesc.


Deixe um comentário