conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Câncer: Senac sediou evento sobre diagnóstico e acolhimento

“A Importância do Diagnóstico Precoce e Acolhimento por Parte do Profissional de Radiologia” foi o tema de evento que aconteceu na noite desta quarta-feira (24/10) no Senac de Campo Mourão. Palestras, apresentação de vídeo com depoimento de paciente diagnosticada com câncer de mama e a distribuição de brindes fizeram parte do evento realizado como projeto do curso de Técnico em Radiologia, dentro das atividades que marcam o Outubro Rosa.

   Inicialmente, alunos do curso falaram sobre autocuidados com o câncer da mama. Em seguida, a técnica em Radiologia, Rosane Brito – há 10 anos na profissão -, proferiu palestra sobre o diagnóstico (mamografia), explicou sobre a realização do exame, a ética do profissional e os cuidados com o paciente. Também discorreu sobre a importância do CONTER (Conselho Nacional do Técnico em Radiologia).

   No evento foram distribuídos brindes aos participantes, como exame de mamografia e de papa-nicolau, oferecidos pela Clínica Akiyama Diagnóstico Por Imagem  e Laboratório Santa Cecília.

Vídeo

   O evento foi encerrado com a apresentação de vídeo-depoimento de Nataly Rafagnin, diagnosticada com câncer de mama aos 21 anos, que falou como foi a descoberta da doença, o tratamento e o acolhimento por parte dos profissionais. Ela estava sozinha em outra cidade – distante dos parentes e amigos – e havia perdido a mãe em razão de um câncer.

   No depoimento, Rafagnin ressaltou como foi difícil aceitar a doença, falou sobre o tratamento e revelou que chegou até a pensar em se entregar sem se tratar, por conta do trauma sofrido com a mãe, que faleceu na fase de encerramento do tratamento, quando se esperava a cura, o que não aconteceu. Mas com o incentivo e carinho dos profissionais que a acompanhavam, ela aceitou passar pelo tratamento, onde teve três tipos de câncer: mama, linfonodos e pulmonar.

   Nataly Rafagnin deixou alerta as mulheres no vídeo depoimento no sentido de não esperar para procurar ajuda médica e realizar cirurgia, se necessário, para não agravar o quadro clínico.

   O Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar às mulheres sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo. Por sua vez, o Técnico em Radiologia participa ativamente na promoção da saúde, uma vez que deve estudar sobre os exames para tal diagnóstico. Esses profissionais ajudam milhares de mulheres nessa batalha em todo o Brasil. Todos os dias, realizam mamografias e ajudam a diagnosticar essa doença que vitima milhares de mulheres todos os anos.

   A mamografia é fundamental para o diagnóstico e como o exame gera desconforto a paciente o papel do técnico é no acolhimento e esclarecimento sobre o procedimento a ser realizado.

   Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2018 cerca de 60 mil novos casos da doença deverão ser diagnosticados. Em 2016, de acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), mais de 16 mil mulheres morreram por causa da doença.

   Durante todo o mês, o principal objetivo da campanha Outubro Rosa busca incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença