conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Convênio entre municípios viabiliza conservação de estrada e poço artesiano no Alto do Divino

Os Municípios de Campo Mourão e Araruna formalizaram nesta quarta-feira a celebração de um convênio que permitirá ações conjuntas e integradas visando a conservação e melhoria da estrada rural que dá acesso à Comunidade Rural Alto do Divino, localizada muito próxima à divisa entre estes municípios, bem como promover a conclusão das obras do poço artesiano existente no local, perfurado em 2012 (há cinco anos). Os prefeitos Tauillo Tezelli (Campo Mourão) e Leandro Cesar de Oliveira (Araruna), assinaram o termo de convênio, junto a outras lideranças.

“Este convênio, celebrado com anuência das procuradorias jurídicas dos dois municípios, sob amparo legal, nos permite realizar os serviços necessários de manutenção na estrada rural, fornecendo materiais necessários e mão de obra, bem como o material necessário para o término do poço artesiano (rede de distribuição de água e casa de tratamento). Desde o início desta gestão temos recebido informações sobre as necessidades desta comunidade, tanto de estradas em boas condições como a oferta de água (com qualidade) para as pessoas que lá vivem, em sua maioria pequenos agricultores, e enfim, poderemos ver solucionada esta questão”, destaca Tauillo.

O evento contou com a presença também do Secretário do Esporte e Turismo do Estado do Paraná, Douglas Fabrício; dos vereadores Edson Battilani (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores) e Sidnei Jardim; do Chefe Regional da Sanepar, Edson Lima e de moradores da comunidade. Na tarde desta quinta-feira já iniciou-se a realização de serviços de adequação na estrada que dá acesso à localidade, que devem ser concluídos na sexta-feira.

Satisfação

Quem também se sente aliviada e vê que a espera chegou ao fim é a agricultora Elisa Botega, que é produtora de morangos. Segundo ela, a necessidade de água é antiga, o anseio já vem de anos, e a manutenção das estradas também é uma necessidade. “Faz muitos anos que não vemos uma boa melhoria nas estradas. A celebração do termo de convênio entre estes municípios é uma imensa alegria para nós. Assim, agradecemos ao prefeito (Tauillo) pelo seu empenho, ao prefeito de Araruna também pela oportunidade concedida, e sem dúvida, regularizada esta situação, com possibilidade de manutenção em nossa estrada e as obras e conclusão do poço artesiano, a vida na comunidade será muito melhor”, garante a agricultora.

Alto do Divino

Neste local, que fica localizado entre as Comunidades Rurais São Benedito, KM 128, Alto Alegre e São Mateus, moram aproximadamente 120 pessoas (14 famílias). O potencial econômico local está basicamente na produção de hortaliças hidropônicas, pecuária leiteira e culturas (soja e milho). Está situada no Alto do Divino a Capela Divino Espírito Santo (pertencente a Paróquia Sagrada Família – Cohapar). Três comitivas de cavaleiros e amazonas estão sediadas neste local e está em fase de conclusão uma estancia de lazer rural, o que aumentará ainda mais o potencial turístico.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença