conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Daleffes reúnem-se em CM e fazem plantio coletivo

Por Dilmércio Daleffe

O propósito era mesmo se encontrar. E encontraram-se. Mas o evento da família Daleffe de todo o país neste final de semana, em Campo Mourão, tornou-se algo maior. Foi a segunda Daleffest. Foi a confirmação de uma união. Foi quando cerca de 150 pessoas do mesmo sangue deram as mãos e fizeram juntas um plantio coletivo de mudas de árvores nobres. Os laços foram eternizados. Idosos, jovens e crianças criaram o Bosque dos Daleffes. A emoção tomou a todos. “Foi algo muito marcante. Foi impressionante ver a expressão e a satisfação nos olhos de todos ali”, disse Dalério Daleffe, que percorreu 900 Km desde Criciúma para participar do evento.

Cedidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), as mudas foram o ponto alto da festa, que teve início na sexta feira, com a chegada das primeiras famílias, de Campinas e Pirapozinho (SP). No sábado, pela manhã, os Daleffes foram recepcionados por membros de Campo Mourão. Uma benção do Padre Jurandir abriu o evento. Logo depois o Cheff Peteleco serviu os tachos do Carneiro no Buraco. A iguaria foi aplaudida pelos participantes que, até então, jamais haviam experimentado o prato. Edsom Daleffe, de Jandira (SP), disse que o carneiro foi especial. “Já tinha comido carneiro. Mas desse jeito, nunca. Muito bom mesmo”, afirmou.

Após o almoço, a família assistiu a um vídeo documentário, desde a vinda da Itália do primeiro Daleffe, em 1891. Os irmãos Delordes, Delso e Denir Daleffe, pioneiros em Campo Mourão, foram homenageados numa sessão emocionante. Eles foram lembrados por tudo o que fizeram pela família na cidade. Pelo caráter e qualidades indiscutíveis ao bem da comunidade. A solenidade terminou com todos os 150 membros da família plantando as árvores – Paus Brasil, Perobas, Jequitibás, e outras.

Já a noite, os Dalffes foram levados até a cidade, onde participaram de uma grande degustação de vinhos, seguida por jantar dançante italiano no Buffet Telhados de Paris. Regado a muitos vinhos, o jantar marcou o encerramento da segunda Daleffest. Mas antes disso, Ademir Daleffe, de Francisco Beltrão, anunciou que a terceira edição da festa acontecerá em sua cidade, em 2019. Lá, residem cerca de 130 membros da família, que irão em peso ao evento.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença