conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

Decisões sobre Lula movimentaram o cenário político e jurídico neste domingo

O cenário político e jurídico brasileiro foi de muita movimentação neste último domingo, 8. O Desembargador Rogério Favreto, plantonista no TRF-4, concedeu habeas corpus em favor de Lula no início do dia, liminar esta solicitada pelos deputados Wadih Damous, Paulo Teixeira e Paulo Pimenta, n última sexta-feira, 6.

Assim que a notícia se espalhou virou o principal tema do noticiário brasileiro. Em seguida, o Juiz federal de primeira instância, Sérgio Moro, que estava em férias em Portugal, se manifestou e despachou afirmando que o julgador plantonista era “absolutamente incompetente” para julgar o caso, portanto não acatando a decisão, mesmo Favreto estando em posição hierárquica superior. Em seu despacho, Moro afirmou que o Presidente do TRF-4, Desembargador Thompson Flores, fez uma orientação para que fosse consultado o Desembargador João Pedro Gebran Neto, relator natural do caso.

Gebran Neto, que também estava em férias – só voltaria nesta segunda, 9, – decidiu se antecipar e determinou que os autos do processo de Lula fossem enviados ao seu gabinete e manteve a prisão do ex-presidente, e afirmou que Favreto foi “induzido ao erro” pelos deputados petistas.

Em seguida, Favreto não recuou. Em novo despacho, publicado às 16h12 do domingo 8, exigiu a volta dos autos para o plantão e deu prazo de uma hora para a Polícia Federal soltar Lula.

Já a Polícia Federal tinha dois despachos de Desembargadores com posicionamento diametralmente opostos. Desta maneira, não soltou o ex-presidente no prazo estabelecido pelo Desembargador Favreto.

Sendo assim, o presidente do TRF-4 foi solicitado para resolver a situação e acatou os argumentos de Gebran Neto mandando suspender o alvará de soltura de Lula, expedido por Favreto.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença