conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

Defesa de Lula entrega passaporte do ex-presidente à Polícia Federal

Imagem: Facebook Cristiano Zanin

O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula (PT), entregou à Polícia Federal o passaporte do ex-presidente. A entrega foi feita na manhã desta sexta-feira, 26, na sede da Polícia Federal em São Paulo.

Lula tinha viagem marcada para Etiópia, onde foi convidado para participar de um evento sobre a fome. O evento era uma avaliação dos avanços obtidos após um encontro realizado ha cinco anos.

No entanto, o Juiz Federal Ricardo Leite, da 10ª Vara do Distrito Federal, determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente, que teve que cancelar a participação no evento.

O advogado de defesa de Lula, emitiu nota em que se diz “estarrecido” com a decisão e afirmou que a viagem havia sido comunicada ao TRF4 (que julgou Lula esta semana) e não havia sido realizada nenhuma objeção. A defesa também alegou que o Juiz Federal tomou uma decisão em um processo que não está sob sua jurisdição.

Confira a nota na íntegra:

Com grande estarrecimento recebemos a notícia de uma decisão proferida pelo juízo da 10ª. Vara Federal de Brasília que proibiu o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva de deixar o País e determinou a apreensão do seu passaporte.

O juiz fundamentou a decisão em processo que não está sob sua jurisdição — a apelação relativa ao chamado caso do tríplex, que foi julgado ontem pelo Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4).

O TRF4 havia sido informado sobre a viagem e não opôs qualquer restrição.

O ex-Presidente Lula tem assegurado pela Constituição Federal o direito de ir e vir (CF, art. 5º, XV), o qual somente pode ser restringido na hipótese de decisão condenatória transitada em julgado, da qual não caiba qualquer recurso, o que não existe e acreditamos que não existirá porque ele não praticou qualquer crime.

O Brasil apresentou defesa perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU afirma do que não restrição ao direito do ex-Presidente de viajar ao exterior. A decisão hoje proferida reforça as violações a garantias fundamentais do ex-Presidente, tal como exposto no comunicado feito em 28/07/2016 àquela instância internacional.

Lula foi convidado pela União Africana a participar de um encontro com líderes mundiais para fazer um balanço de um encontro ocorrido há 5 anos para tratar do problema da fome na África. Já havia informado à Justiça seu retorno no dia 29/01.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença