Campo Mourão Cultura

Edilaine Castro recebe prêmio do Cmeg/Fecomércio no dia 30

A empresária mouraõense do ramo cultural Edilaine Maria de Castro (do Espaço Sou Arte) recebe no próximo dia 30 o Prêmio Empreendedora Destaque/2018 em solenidade que vai acontecer no salão de convenções do Sesc Caiobá, no litoral paranaense. Ela será a nona empreendedora da cidade a receber a honraria outorgada pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná/Sistema Fecomércio Sesc Senac.

Entre os quesitos estabelecidos para a outorga do prêmio estão: história pessoal e profissional de determinação e superação, estar atuando há pelo menos dois anos na atividade (de maneira formal ou informal), ter conquistado a credibilidade de seus clientes e fornecedores, formando uma marca própria; preocupação com a qualidade de sues produtos e serviços, bem como com o comprimento de prazos e com a qualidade no atendimento a fornecedores e clientes; ser reconhecida pela comunidade.

Cada uma das 21 cidades paranaenses que têm Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (Cmeg) elege uma mulher que destacou-se no ano anterior no mundo dos negócios para ser homenageada. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e agora vice-governador do Paraná, Darci Piana, o prêmio constitui-se no reconhecimento por todo o esforço e dedicação das homenageadas e também de todas as empresárias paranaenses.

O prêmio foi instituído em 2009 e estas são as oito empresárias mourãoenses já contempladas com a honraria: 2009 – Lídia Aparecida Cordeiro Fernandes; 2010 – Leila Maria Tonello da Luz; 2011- Margarete Grassi; 2012 – Iracema Tavares Daleffe; 2013 – Joana da Silva de Souza; 2014 – Micalina Lachowski Silveira – “Nina”; 2015 – Ivone França; 2016 – Lilian Achôa Claudino.

 Edilaine Maria de Castro já foi secretaria da Cultura de Campo Mourão. Também foi a primeira presidente da Cmeg/Campo Mourão (reeleita para o cargo várias vezes).

História

O Espaço Sou Arte surgiu em 2004, agregando três vertentes da arte: o circo, a música e a dança. O início foi em uma modesta sala na rua Rocha Pombo (vila Urupês), na própria residência de Edilaine Castro. Os ensaios aconteciam no quintal do imóvel. Quando os eventos eram maiores, a companhia tomava conta da rua. Atualmente a associação ocupa outros imóveis em Campo Mourão para abrigar os projetos sociais, equipamentos, guarda roupa, etc.

Em 2005 foi fundada a Associação Sou Arte (ASA). Um dos objetivos foi amparar e desenvolver projetos sociais. Cinco anos depois, dada a demanda de maior espaço, a companhia construiu uma sede própria na avenida José Custódio de Oliveira, que hoje abriga o setor administrativo e as atividades da trupe profissional.

Mas tudo começou com a criação da Companhia Téspis de Teatro, em 1991, formada por jovens alunos do antigo Centro Juvenil de Artes Plásticas  (hoje Centro de Criatividade – Cecria), da Fundação Cultural de Campo Mourão.

Caravana

Uma caravana acompanha, todos os anos, a escolhida de Campo Mourão na cerimônia de entrega do Prêmio Empreendedora Destaque  e a cerimônia tradicionalmente reúne autoridades estaduais e federais e lideranças empresariais do Paraná. A programação será aberta no dia 29 e vai se estender até o dia 31, com palestras e outras atividades.


Deixe um comentário