Campo Mourão Todos

Em CM: Campanha Vida no Trânsito vai até sexta-feira com ações de conscientização

O Comitê Vida no Trânsito, que envolve diversos órgãos públicos, lançou nesta segunda-feira (19) a Campanha Vida no Trânsito, que vai até sexta-feira (23), com várias ações de conscientização. O lançamento foi realizado na sede da Acicam com a presença de autoridades locais e representantes do comitê. O objetivo da campanha é tentar reduzir o alto índice de acidentes que ocorrem em Campo Mourão.

Durante o lançamento o Comitê apresentou números sobre os acidentes para mostrar que Campo Mourão está entre as mais violentas no trânsito, entre as médias e grandes cidade do Paraná. Somente no mês de setembro deste ano, foram registrados 140 acidentes, o dobro da média dos meses anteriores. O levantamento constatou que 70 por cento dos acidentes na área urbana envolvem motociclistas, por isso esses condutores serão o foco da campanha.

Nesta terça-feira (20), o Pelotão de Trânsito da Polícia Militar vai ministrar uma palestra na Ciretran para alunos que estão fazendo teste prático para a  primeira hailitação. Na quarta (21), profissionais da Secretaria de Saúde vão orientar  mães assistidas pelo Programa Mãe Paranaense sobre os cuidados com as crianças, equipamentos de segurança, entre outros.

A campanha terá sequência na quinta-feira (22), com a ação “Se liga no trânsito”, com blitz educativa nos bares da cidade no período noturno. O encerramento, na sexta-feira (23), será marcado por uma ação educativa no centro de Campo Mourão com a Polícia Militar, Diretran e Ciretran.

“Essas ações para buscam reverter esse quadro que é muito preocupante em nossa cidade”, justificou a vice-presidente do Comitê, Paula Félix, da Diretran (Diretoria de Trânsito). O tenente Barreto, da Polícia Militar, lembra que um acidente com vítima gera uma série de transtornos e despesas ao setor público, que vão desde o atendimento dos Bombeiros, Polícia Militar, hospital, recuperação ou mesmo morte da vítima.

O comitê é coordenado pela Secretaria de Saúde e tem como parceiros a Secretarias Municipal de Planejamento, Polícia Militar, Diretran, Ciretran, Corpo de Bombeiros, polícias rodoviárias Federal e Estadual, SAMU, DNIT, DER e Imprensa. O Projeto Vida no Trânsito foi lançado em 2010 pela Organização Mundial de Saúde e a partir de 2013 expandido para as capitais e demais cidades.


Deixe um comentário