Saúde Todos

Em CM: Saúde fará testes grátis de hepatites B e C no calçadão

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão vai realizar testes rápidos de hepatites B e C no calçadão em frente ao Edifício Antares. A ação será neste sábado, dia 29 de julho, das 8 às 12 horas e visa marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Além dos testes gratuitos de hepatites, também será realizada aferição de pressão arterial.

Neste ano já foram notificados 10 novos pacientes de hepatites em Campo Mourão. Segundo a enfermeira Ana Lúcia Cardoso, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências. O teste é rápido e feito com apenas algumas gotas de sangue retiradas da ponta do dedo. Em caso de diagnóstico positivo, as pessoas serão orientadas e encaminhadas para o tratamento adequado e gratuito.

A hepatite é a inflamação do fígado, uma doença que nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. “Esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados”, acrescenta a enfermeira.

SINTOMAS

Entre os sintomas da hepatite estão mal estar, dor abdominal, febre baixa, dor de cabeça. fadiga, vômitos e pele amarelada. A vacina contra o tipo B está disponível na rede pública e sua imunização ocorre em três doses. A segunda dose deve ser tomada um mês após a primeira dose e a última, seis meses depois da primeira. A faixa de imunização atinge homens e mulheres até 49 anos.

Para evitar a doença utilize sempre material esterilizado ou descartável em manicures, estúdios de tatuagem, acupuntura, serviços de saúde e procedimentos médicos e odontológicos. Não compartilhe escovas de dente, alicates de cutícula e lâminas de barbear ou depilar. Evite o contato com águas contaminadas, lave bem as mãos e cozinhe bem os alimentos. Utilize preservativo em todas as relações sexuais.


Deixe um comentário