conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Empresas selecionam mais 115 inscritos no Programa Jovem Aprendiz

Foto: Assessoria

Um total de 115 jovens com idades entre 14 e 24 anos cadastrados no Centro de Iniciação Profissional (CIP) foram selecionados por 15 empresas de Campo Mourão através da cota do Programa Jovem Aprendiz. Eles foram escolhidos entre 512 candidatos entrevistados por representantes das empresas no CIP e também na Agência do Trabalhador.

“É importante explicar que a seleção é feita pelas empresas, conforme o critério de cada uma. Depois que são selecionados, aí eles participam da formação teórica aqui e da atividade prática na empresa”, esclarece a coordenadora do CIP, Marciléia Mingroni. Ao fim do curso há possibilidade de efetivação na empresa.

O gerente de RH de uma das empresas, Eusni de Queiroz, disse que em 2017 cerca de 50 por cento dos selecionados foram efetivados. “O jovem que recebe este incentivo pode ajudar muito a família e os que forem dedicados durante o curso e buscarem conhecimento podem fazer a diferença no mercado de trabalho”, destacou. A empresa que ele representa entrevistou 160 jovens para selecionar 30.

Segundo a coordenadora, o CIP é uma porta de entrada tanto para as empresas quanto para os jovens. “Recentemente uma empresa solicitou 220 cadastros para 70 vagas. Essa empresa aplicou um teste seletivo”, relata Marciléia, ao acrescentar que atualmente mais de 3 mil jovens estão cadastrados.

A Lei 10.097/2000 estabelece que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato pode durar até dois anos, onde os jovens têm a oportunidade de inclusão social e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país.

“É importante que os jovens mantenham os cadastros atualizados”, ressalta a coordenadora. Vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, o CIP está localizado na Rua Marfim (Jardim Shangri-La) e oferece cursos profissionalizantes em várias áreas. Para se cadastrar é preciso apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência em Campo Mourão. O telefone é 3529-1436.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença