conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Entulhos são jogados em área habitada por indígenas em Campo Mourão

Entulhos de uma obra próxima jogados no local.

Diversos tipos de entulhos foram jogados na área habitada por indígenas, região localizada próximo ao Hipermercado Big em Campo Mourão.

Na manhã deste domingo, 8, a reportagem do Blog do Raoni esteve no local e constatou a presença de entulhos, como resto de obras e também móveis velhos. Nessa mesma manhã, entulhos de uma obra próxima foram deixados no local e só pararam de depositar os rejeitos quando um dos vizinhos interferiu na situação.

Árvores marcadas para “serem cortadas”.

Os vizinhos do local relatam que é comum pessoas jogarem lixo no terreno onde estão os indígenas. Além disso, os vizinhos já presenciaram violência psicológica contra os índios, como por exemplo a ameaça de corte das árvores do local. Árvores chegaram a ser marcadas (foto) para mostrar onde seriam cortadas.

Relatos também indicaram que os indígenas sofrem com ameaças de pessoas que vão ao local e dizem que vão fechar o terreno com arame farpado, mesmo o local sendo uma área pública.

Reclamação na prefeitura

Em conversa com moradores da região, ficou claro que os vizinhos já fizeram algumas solicitações ao poder público local. Uma delas é a colocação de uma caçamba no terreno. A solicitação não foi atendida até o fechamento desta reportagem.

Os vizinhos contam que tem fornecido sacos de lixo para os indígenas que vem utilizando-os para manter o local limpo. “Algumas vezes eles vem em casa para pedir os sacos de lixo” conta uma das moradoras.

Origem

De acordo com a FUNAI,  os índios que acampam em Campo Mourão são da etnia caingangue, da reserva de Manoel Ribas, onde residem mais de 450 famílias.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença