Campo Mourão Todos

Evento sobre empreendedorismo, inovação e setor público será realizado em Campo Mourão

Incentivar os estudantes universitários a propor projetos e repensar a cidade, de modo a fomentar o empreendedorismo, inovação e a pesquisa interdisciplinar, buscando soluções para o Meio Ambiente, Urbanismo e Sociedade. Este basicamente é o objetivo do “Empreende Week – Desafios e Soluções para a Cidade”, evento promovido pelo Município de Campo Mourão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; junto com o SEBRAE e a ACICAM, com o apoio das quatro instituições de ensino superior da cidade, que são a Faculdade Integrado, a UTFPR, a UNESPAR e a Unicampo, que será realizado entre os dias 6 e 11 de novembro.

Cada instituição terá direito a inscrever duas equipes de cinco alunos para a semana. As equipes passarão por uma série de oficinas de capacitação, envolvendo ferramentas bastante atuais para desenvolvimento dos projetos, como “Design Thinking”, “Oficina de Canvas” e uma maratona de ideação para desenvolvimento dos projetos. A etapa final será a apresentação dos projetos para uma banca composta por membros do poder público e instituições parceiras.

Ao todo já foram realizadas quatro palestras nas instituições de ensino. “A receptividade do evento têm sido expressiva por parte dos alunos e professores. Além do apoio, esses alunos serão submetidos a uma metodologia de trabalho inovadora e que ocorre em cidades de todo o globo”, afirma Eduardo Akira Azuma, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Os projetos deverão ser desenvolvidos em duas linhas: linha 1 – urbanismo e meio ambiente, com projetos nas áreas de mobilidade urbana, revitalização de parques e espaços públicos; preservação de recursos naturais; uso racional de energia e acessibilidade; e linha 2 – mecanismos de geração de renda; sistemas para inclusão e acesso ao mercado de trabalho; segurança pública; sistemas de redução de acidentes de trânsito; ferramentas de gestão da saúde e ferramentas de gestão para educação.

Para Carlos Alberto Facco, secretário de Desenvolvimento Econômico do município e um dos idealizadores do Empreende Week, o evento é uma oportunidade de aliar o empreendedorismo com demandas e problemas reais enfrentados pelos mais de 5.500 municípios do país. “Além disso é uma forma de dar protagonismo aos estudantes que aqui residem”, conclui.

Além das oficinas, os estudantes terão duas palestras; com os fundadores da empresa Doce Docê, de Chopinzinho e com Alex Mamede, o maior colecionador de videogames do país. Os três grupos vencedores receberão prêmios em dinheiro e entradas gratuítas para todos os jogos do Campo Mourão Basquete realizados na cidade em 2018.


Deixe um comentário