Curso é o primeiro da modalidade no Paraná. Foto: Divulgação. 

O Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão (PR), traz uma novidade para a região. A Instituição vai oferecer uma Pós-Graduação em Assistência de Alta Complexidade. O novo curso será oferecido aos enfermeiros (as) e profissionais da área da saúde, que possuam curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Este é o primeiro curso de Pós-Graduação, neste formato, no Paraná e um dos poucos no Brasil.

A Pós Graduação em Assistência de Alta Complexidade tem como objetivo principal qualificar os (as) enfermeiros (as) para o atendimento holístico, ou seja, atuar na saúde de maneira ampla e completa. O estudante desenvolverá a atuação na discussão de problemas utilizando o raciocínio crítico e de conhecimentos tecnológicos inovadores, aliados a humanização e a ética nos ambientes. Entre as áreas de abrangência do curso estão Cardiologia Hemodinâmica, Cuidados Paliativos, Urgência e Emergência e Paciente Crítico.

Para a coordenadora do novo curso e também da graduação de Enfermagem do Centro Universitário Integrado, Damiana Guedes da Silva, a Pós-Graduação não apenas complementa o currículo, mas também favorece todo o processo da enfermagem. “O novo curso vai aproximar os enfermeiros que já atuam ou pretendem atuar no eixo profissionalizante da alta complexidade dos protocolos internacionais. O curso terá a parte teórica e também vai focar na parte prática, através do Laboratório de Simulações Realísticas e de visitas técnicas às instituições renomadas que trabalham com alta complexidade. Com isso, o pós-graduando vai expandir ainda os conhecimentos para se aprimorar e se atualizar profissionalmente”, afirma Damiana.

A coordenadora explica ainda que a ideia do curso é capacitar o profissional que já está atuando no mercado, principalmente pela demanda que região de Campo Mourão possui. “A cidade e a região são referências na área de oncologia, por exemplo, e há um alto índice de pacientes de alta complexidade em vários locais da região. Com isso é fundamental levarmos essa capacitação aos profissionais daqui, para que eles atendam com maior eficácia e eficiência”, garante Damiana.

O curso tem previsão de início no último fim de semana de junho de 2018. As aulas serão realizadas quinzenalmente aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h (ocasionalmente podem ser realizadas às sextas-feiras, das 19h às 23h). As aulas serão no Câmpus do Centro Universitário Integrado, que fica na Rodovia BR 158, Km 207 – Campo Mourão (PR).

Para saber mais sobre o curso de Pós-Graduação em Assistência de Alta Complexidade e fazer sua inscrição, acesse o site www.grupointegrado.br.


Deixe um comentário